Para
governo, medida garante autonomia à comunidade acadêmica. O
presidente Jair Bolsonaro assinou, na última terça-feira (24), uma Medida
Provisória (MP) que altera as regras para a escolha de reitores das
universidades e institutos federais. A MP fixa a representatividade de 70% de
votos de professores na composição da lista tríplice de onde sairá o novo
reitor. Os outros 30% são divididos igualmente entre alunos e servidores
efetivos. O presidente poderá nomear qualquer um dos três indicados na lista
resultante da votação.
Antes da edição dessa MP, as universidades podiam decidir pelo modelo
de eleição, podendo atribuir pesos iguais para cada uma dessas
categorias. Além disso, até então, era tradição o presidente da
República nomear o primeiro nome da lista tríplice. No início do ano, reitores chegaram a pedir que Bolsonaro
mantivesse o costume.
Para o governo, a medida “garante autonomia à comunidade acadêmica”. “O objetivo
do novo texto é fortalecer a governança no processo de escolha de reitores”,
afirma o Ministério da Educação (MEC). Segundo a pasta, houve judicialização de
sete processos de escolha de reitores. Pelas redes sociais, a Secretaria
Especial de Comunicação Social da Presidência da República afirmou que
“a eleição e a nomeação de reitores vão ficar mais justas e
transparentes”.
No próximo ano, estão previstas 24 nomeações para reitores de universidades
federais e nove de institutos federais.
De acordo com o texto, os candidatos a reitores precisam ser docentes
ocupantes de cargo efetivo e não podem ser enquadrados nas hipóteses de
ilegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. Poderá haver reeleição, mas
apenas uma vez.
A MP já está vigorando, mas precisará ser ratificada pelo Congresso Nacional
em 120 dias. Caso não seja aprovada pela Câmara e pelo Senado, ela perde a
validade.
Publicado
Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil – Brasília
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai discutir a validade do aumento das
mensalidades de planos de saúde com base na faixa etária dos segurados. O caso
é controverso na Justiça e deverá ser decidido pelo tribunal em um recurso
repetitivo, que deverá ser julgado em 2020. A decisão será aplicada em 766
processos que tratam do assunto em todo o país.
Para embasar a decisão, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, relator do
processo, convocou uma audiência pública para ouvir especialistas sobre a
questão, que será realizada no dia 10 de fevereiro de 2020, às 14h, no próprio
tribunal.
A lista de expositores habilitados já foi definida, mas os demais
interessados poderão acompanhar o evento. Devido ao grande número de inscritos,
a prioridade foi dada a entidades com maior representatividade, como Ministério
Público Federal (MPF), Defensoria Pública, Federação Nacional de Saúde
Suplementar (Fenasaúde), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec),
União Nacional das Instituições de Autogestão da Saúde, entre outros.
O aumento dos planos por faixa etária é uma das principais reclamações de
usuários de planos de saúde, principalmente os idosos, que pagam mais caro por
utilizarem os serviços médicos com mais frequência. Por outro lado, as
operadoras alegam que o alto custo de procedimentos oferecidos por hospitais e
médicos justifica os reajustes.
Publicado Por André Richter –
Repórter da Agência Brasil / Brasília
Em um dia atípico, sem compromissos na agenda oficial, o presidente Jair
Bolsonaro voltou hoje (26) a surpreender turistas e apoiadores ao descer no
meio da Praça dos Três Poderes, quando voltava do Centro de Inteligência do
Exército, no Setor Militar Urbano, em Brasília.
Como havia feito mais cedo, quando foi a uma lotérica para jogar na Mega da
Virada, ele cumprimentou populares e tirou muitas fotos com todos que o
abordaram no local.
Ao voltar, há pouco, para o Palácio da Alvorada, mais uma vez Bolsonaro
desceu do carro para cumprimentar pessoas que o aguardavam.
De manhã, ele foi a uma casa lotérica no Cruzeiro Velho, bairro tradicional
de Brasília, para apostar na Mega da Virada. Bolsonaro também cumprimentou os
que faziam o jogo e mostrou a mão com os números anotados, entre eles 13, 24 e
25.
O presidente disse que fez apenas dois “joguinhos” e não quis
adiantar o que faria com o dinheiro, caso ganhasse.
Publicado
Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil/ Brasília
A Gencin Art – Miniaturas de Bike, uma das melhores empresas
fabricantes de Miniaturas de Bike do Brasil, está sediada em Caldas Novas-Goiás.
O Artista, empreendedor e empresário, proprietário da
empresa Gencin Art – Miniaturas de Bike, é o renomado e conhecido atleta Gencin
Alves Fernandes, vencedor de várias competições, como o Desafio do Moreno em
Uberlândia – MG, Desafio de Goiás realizado em Caldas Novas e a Copa Mutian e que,
por mais de 11 anos, residiu e trabalhou em Pires do Rio, com a Cicloalves, que
hoje pertence a seus familiares. Em 2016, Gercim se mudou para Caldas Novas,
onde deu inicio a esse trabalho em alta escala.
A ideia de se tornar fabricante de Miniaturas de Bike veio
recentemente, quando alguém da família postou um de seus trabalhos, nas redes
sociais. Foi ai que o negocio se firmou e começou a crescer, ao ponto de hoje
ser considerado um dos melhores do Brasil.
Gencim, disse que jamais esperava ser tão reconhecido e ter seu trabalho tão valorizado.
Sua galeria de miniaturas de bicicleta, Miniaturas de Bike,
conta com grande variedade de modelos e estilos. Para você que curte, hoje
existe peças e modelos exclusivos para colecionar, decorar, premiar em forma de
troféu ou medalhas, recordação e presentear com detalhes extremamente
realísticos.
Bicicletas com incrível semelhança em muitos detalhes,
amortecedor, pedais, alforjes, garupa, cestinha, Porchat, buzina e tantos
outros que criam perfeita semelhança com as verdadeiras, realmente verdadeiras
“obras de arte”.
A empresa fabrica todos os tipos de miniaturas de Bike, faz
de acordo com o gosto e exigência do cliente, como por exemplo, miniaturas de
bicicletas de trilha, passeio, urbanas, speed, roda grande.
Ainda trabalha com miniaturas sem escala definida que não
tem a pretensão de ser uma réplica, mas uma versão artística, geralmente com
aspectos rústicos na composição do material e do acabamento.
Todo a fabricação, desenvolvimento, acabamento, tem aspecto
vintage e retrô, são feitas, produzidas, acabadas, pintadas de forma artesanal
e algumas com acessórios divertidos e originais, ou acrescentados de acordo com
pedido, como: malas, guarda-sol, prancha de surf, triciclo infantil, bola, etc.
As encomendas, orçamentos e negociações podem ser feitas
pelo telefone (64) 9 9233-8590,
e o trabalho está em suas redes sociais e em um cana no
YouTube.
Assista alguns vídeos e conheça um pouco mais da “Gencin Art – Miniaturas de Bike”.
O governo
de Goiás pagou, cumprindo a legislação, neste ano um valor referente a 13 meses
de custos com transporte escolar de alunos da rede estadual feito pelos
municípios. Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) foram
pagos neste ano um total de R$103,7 milhões em recursos para a área
contemplando todas as parcelas de 2019 e mais cinco atrasadas desde o ano
passado (R$72 milhões).
Há anos a rotina de prefeitos ao
fim do ano era tentar receber o que tinham direito e, muitas vezes, pago por
eles sem que o Estado fizesse sua contrapartida. Em 2018, a Federação Goiana
dos Municípios (FGM) chegou a entrar na Justiça para que os prefeitos pudessem
receber os repasses referentes a transporte escolar.
A secretária de educação, Flávia
Gavioli, informou ao Diário de Goiás que o pagamento dessa dívida e acerto com
os gestores só foi possível como “um planejamento e organização pautada na
economia” em todo o governo. De acordo com ela, o governador Ronaldo Caiado
sempre pediu para que este pagamento fosse uma prioridade no governo. E, a
secretaria estuda alterar o programa após estudo sobre a rede que será feito em
2.020 (LEIA ABAIXO)
“Desde do início o governador pediu prioridade no pagamento do transporte
escolar par que os prefeitos tenham também os compromissos honrados”, afirmou.
Para ela, é uma satisfação que os prefeitos cheguem a sede da Seduce com
sentimento de gratidão pelo o que foi feito neste ano.
“Eu ouço deles é que a grande maioria não esperava isso, eles não foram
apoiadores do governador na campanha, então eles imaginaram que o governador
não daria essa prioridade. Mas isso não tem nada a ver, porque o que o
governador prioriza é o atendimento que eles vão prestar ao estudante”, disse a
secretária.
Questionada se o pagamento do transporte escolar pode ser uma das maiores
“obras” do governo estadual neste ano, Gavioli disse que “essa é a maior
parceria que o governo tem com os municípios” em relação a valores financeiros
e que essa questão “tem fortalecido muito a relação entre estado e município”.
“A relação da Seduc com os prefeitos é perfeita, eu não conheço nenhum
prefeito que eu possa dizer que procurou a secretaria esse ano e deixou de ser
atendido”, comemorou a secretária.
Lado sensível
Para o presidente da FGM, Haroldo Naves, o gesto do governador Ronaldo
Caiado em pagar as dívidas atrasadas de transporte escolar e todas as outras em
dias deste ano, mostra “seriedade, respeito com o prefeito, com os professores,
com os alunos”.
“É um lado sensível e importante do governador Ronaldo Caiado de saber as
dificuldades que os municípios estavam passando e quitar essa dívida”,
agradeceu. Ele lembra que o ano de 2018 foi complicado em relação as
contrapartidas do governo em relação a saúde e transporte escolar. “A gente
quer um governador que pensa em todos, não só nos prefeitos que elegeram ele”,
reiterou Naves.
Custo aluno
Apesar do transporte escolar estar quitado, os municípios ainda pedem ao
governo que aumente os repasses por custo do aluno. Segundo o presidente da
FGM, os municípios recebem entre R$ 149 e R$ 179 pelo transporte, quando na
verdade eles gastariam R$ 600 por aluno. “Mesmo quando o estado paga em dia o
transporte escolar o município tem que colocar uma contrapartida grande”,
reclama Naves.
De acordo com ele, o que é repassado hoje pelo estado não cobririam nem 25%
do que são gastos do orçamento dos municípios com transporte escolar.
A secretária Flávia Gavioli disse que é importante lembrar que o número de
alunos diminuem no Ensino Médio, ou seja, os estudantes que são
responsabilidade do governo estadual no transporte diminuem, o que deixa os
municípios com uma carga maior, já que os alunos que são de responsabilidade
das prefeituras têm números maiores.
De acordo com ela, não há chances que a revisão do custo e repasse do
convênio seja feito ainda em 2019 ou no início de 2020, mas que a Seduc irá
trazer uma equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para estudar a
rede de ensino em Goiás e o custo base de cada município.
“Até o final de 2020 vamos ter condição de conhecer a nossa rede. Hoje nós
não temos esse conhecimento, o estado não tem o conhecimento por evidência,
informações corretas… Porque os prefeitos realmente não sabem quanto custaria
esse transporte se fosse feito por quilômetro, como custaria se fosse por
aluno”, afirmou.
Segundo ela, com os resultados do estudo será possível evidenciar qual a
melhor forma de pagar os custos com transporte escolar em cada município de
Goiás. Um dos parâmetros que deve ser utilizado é o quilômetro rodado.
TABELA DE VALORES POR MUNICÍPIO-TRANSPORTE ESCOLAR
Sessenta
mil pessoas foram deslocadas de suas regiões. O tufão Phanfone
afetou a zona central das Filipinas no dia de Natal e deixou mais de 20
mortos. A região foi afetada por chuvas torrenciais e tempestades fortes com
rajadas de vento que atingiram 150 quilômetros por hora. Inúmeras casas foram
destruídas e vários pontos turísticos foram afetados.
Nas regiões de Visayas e Luzon foram registradas quedas de postes de
eletricidade e de árvores e as casas ficaram completamente destruídas.
Duas vítimas foram eletrocutadas. Estas zonas são de maioria católica e várias
festividades estavam sendo preparadas quando o tufão atingiu o local.
Cinco pescadores da ilha de Samar estão desaparecidos. Quase 60 mil
pessoas foram deslocadas de forma preventiva, sendo que mais de duas mil
foram afetadas diretamente pelo tufão e 1600 procuraram abrigo.
Em 87 cidades houve queda de energia e rompimento de comunicações.
Ainda não foi calculado o valor total dos prejuízos.
Zonas turísticas como a ilha de Boracay também foram severamente afetadas
pelo tufão e o aeroporto internacional de Kalibo foi fechado
temporariamente. De acordo com a companhia aérea das Filipinas, um terminal
ficou destruído e muitos voos foram cancelados.
Turistas tiveram que cancelar viagens de Natal por causa do tufão, Mais
de 115 voos domésticos não partiram e 15 mil pessoas ficaram em terra. Outras
pessoas não puderam sair dos portos, devido ao cancelamento de vários ferries.
No início de dezembro, as Filipinas já haviam sofrido com o tufão
Kammuri (o 20.º neste ano de 2019) que fez 13 mortos e destruiu mais
de oito mil casas.
Publicado
Por RTP (emissora pública de televisão de Portugal) Lisboa / Por Agencia Brasil
Essa é mais uma coisa que não é novidade. Ouvimos isso há milênios, mas ainda temos dificuldade em praticar essas atitudes. Sempre temos, no entanto, a chance de começar a tentar. Até porque, nesse aspecto, você não precisa de pesquisas científicas dizendo o que é melhor ou pior para sua vida: você pode experimentar e concluir por conta própria. E se você já buscou no materialismo uma felicidade que não alcançou, não custa nada tentar o contrário, agindo com compaixão, generosidade e gratidão.
Talvez seja
importante, nesse ponto, esclarecer um pouco mais o que se chama de
materialismo. O materialismo não se refere a ser rico ou pobre, ou à satisfação
das necessidades básicas que envolvem viver dignamente. O materialismo aqui é
um sistema de valores orientado para a aquisição de bens materiais e para a
repercussão social disso, o que significa viver em função de possuir, por conta
da preocupação que se tem com a própria imagem para os outros. Nesse aspecto,
não importa se você é rico ou pobre: a questão é o quanto você vive em função
dos seus bens ou do desejo de possuí-los. Você pode ser pobre e materialista,
como também rico e não materialista.
Não é difícil
entender o processo. O que estamos buscando quando compramos, quando consumimos
– às vezes de maneira compulsiva? O que está acontecendo quando colocamos todas
as nossas expectativas na nossa próxima aquisição? Estamos querendo preencher
aquele vazio essencial que todos nós temos. Queremos ser felizes e nos sentir
melhor. E o materialismo parece ser uma maneira lógica, pois basta ligarmos a
TV para recebermos inúmeras mensagens dizendo que se focarmos em ter mais, nos
sentiremos melhor. E de fato nos sentimos melhores, por um breve momento. Até
que a excitação da compra passe ou a fatura do cartão de crédito chegue. É
possível que, depois, você se sinta ainda pior. As companhias não estão
preocupadas com a sua felicidade, por mais que suas propagandas digam o
contrário. Elas têm apenas uma função, que é gerar lucro, a qualquer custo. A
única felicidade com a qual elas se preocupam é a dos seus acionistas. Ou seja,
fomos enganados. Fomos levados a procurar a resposta no lugar errado.
Deste modo, vida
feliz não significa vida sem desafios, sem problemas, na realidade a vida é o
encontro de tudo isto. A verdadeira felicidade deve se alicerçada em uma
filosofia de vida que nos sustente diante de qualquer circunstância, pois ser
feliz é saborear cada momento sem perdermos a perspectiva nos aspectos
‘positivos ‘ da vida das experiências.
O importante disto
tudo é que nossa felicidade nunca dependa de circunstâncias externas, mais nos
distanciamos dela, buscando distração nos prazeres imediatos e nas conquistas
efêmeras, nem que isso seja somente um meio de acalentarmos o nosso ego diante
de tanto caos. Nayara Moura – Psicóloga Comportamental – CRP-09.9405.