Talvez o que mais vezes temos que fazer em nossa vida, SÃO ESCOLHAS e tomada de DECISÕES, porém 99% das vezes fazemos isso de forma automática, inconsciente, mecânica e sem nos dar conta.

Ao acordar, temos que escolher e decidir levantar ou ficar se rolando preguiçosamente por mais um tempo na cama. Temos que decidir e escolher abrir ou não os olhos, e por aí vão mil decisões e escolhas a cada instante do dia.

Por isso, Jesus para continuar a falar sobre o Reino de Deus, continua falando em parábolas, e usando parábolas do que é o mais comum na vida de todo mundo: ESCOLHAS E DECISÕES.

É assim que hoje ele apresenta dois homens que em situações distintas, tomam a mesma DECISÃO: desapegar-se de tudo o que possuem, vender tudo o que têm, correr o maior risco da vida, apostar todas as fichas, diante de uma grande descoberta, de um valor novo que mudará completamente sua vida. (Há um terceiro que é pescador que também tem que escolher entre os peixes bons e desprezar os “menos bons”, mas desse não vou falar aqui).

No 1º caso, provavelmente um trabalhador rural que trabalha para um dono de terra, sem querer, durante sua faina diária descobre um grande tesouro escondido. Diante do valor imensurável, ele toma a DECISÃO e faz a ESCOLHA de RENUNCIAR ao emprego, sua garantia de vida, e até vende TUDO o que tem, arrisca ficar sem nada, mas luta até comprar aquela terra, só para poder ficar com aquele tesouro.

No 2º caso, semelhante em parte ao 1º, um comprador de pérolas preciosas, talvez um colecionador de pérolas, é também capaz de vender tudo o que já tem, para adquirir uma de valor incalculável. Certamente por conhecer o valor de pérolas e o prazer de ser possuidor das mais preciosas, ele comete até loucuras, na opinião de quem não sabe apreciar o valor de uma pérola. Renuncia a tudo, arrisca tudo, desfaz-se de tudo, mas quando encontra o que procurou a vida inteira, tudo o mais é pequeno, é sem valor, ou como diria São Paulo, é esterco, é sem importância e lixo.

Com estas parábolas Jesus quer dizer que quando uma pessoa entender o que significa TER DEUS NA VIDA, O NOVO SENTIDO QUE A VIDA PASSA A TER QUANDO SE ASSUME O PROJETO DE DEUS, COMO TODAS AS OUTRAS COISAS E VALORES PASSAM A SER RELATIVAS, PEQUENAS E INSIGNIFICANTES DIANTE DA PRECIOSIDADE E FELICIDADE DE ESTAR COM DEUS, PERCEBE E É CAPAZ DE MUDAR TUDO, TODO O MODO DE ATÉ ENTÃO PROCEDER E VIVER, SÓ PARA FAZER PARTE DO REINO DE DEUS.

Olhando para nossa vida, dos que se dizem e se reconhecem como cristãos e cristãs, sem querer fazer julgamentos, porque isto não me cabe a mim, PARECE que se confirma a verdade já há muito tempo dita, aceita e proclamada, de que TEMOS MUITOS BATIZADOS, TEMOS ATÉ MUITOS FREQUENTADORES DE IGREJAS E SEUS CULTOS RELIGIOSOS, MAS TEMOS MUITO POUCOS CRISTÃOS.

Eu fico imaginando que todos nós batizados que ainda continuamos correndo atrás de riquezas materiais, de acumular roupas, sapatos, casas, terras, carros, joias ou bijuterias, ou então de prazeres fúteis, momentâneos, passageiros; quando ainda gritamos autoritariamente sobre quem julgamos inferior, mais pobre, subalterno; enquanto ainda humilhamos, pisamos sobre os outros, cometemos toda ordem de injustiças, especialmente para obtermos lucros, regalias, vantagens; que fofocamos, criamos, compartilhamos ou espalhamos falsas notícias, que promovemos ódios, divisões, perseguimos obter o poder a qualquer preço e custo, sem nos importar com as consequências sociais, … AINDA NÃO ENCONTRAMOS O TESOURO ESCONDIDO OU A PÉROLA MAIS PRECIOSA, DO QUE REALMENTE SIGNIFICA TER UMA VIDA COM DEUS E EM DEUS.

De que coisas, modos de proceder, de viver, de que comportamentos, atos ou atitudes, de modos de me relacionar com as outras pessoas, EU SERIA CAPAZ DE ABANDONAR, DE MUDAR, SE PERCEBO QUE ISSO FERE O EVANGELHO, FERE OU CONTRARIA OS ENSINAMENTOS DE JESUS E DO DEUS DE AMOR QUE ELE NOS REVELOU?

“ONDE ESTÁ O NOSSO TESOURO, AÍ ESTÁ TAMBÉM NOSSO CORAÇÃO”!

DEUS É REALMENTE O MAIOR VALOR E O MAIOR TESOURO OU PÉROLA DE MINHA VIDA?

MINHAS ESCOLHAS E DECISÕES SÃO SEMPRE A PARTIR DA PALAVRA DE DEUS OU SÃO OUTROS REFERENCIAIS QUE ME DIZEM, ORIENTAM E FAZEM TOMAR DECISÕES E FAZER ESCOLHAS?

PELAS PALAVRAS, EU NÃO TENHO DÚVIDAS QUE DEUS É MEU GRANDE TESOURO E MINHA PÉROLA MAIS PRECIOSA. MAS QUEM CONVIVE COMIGO, QUEM ME OUVE OU VÊ CONSEGUEM A PARTIR DE MINHAS ATITUDES, ATOS E VIVER, TER ESTA MESMA CERTEZA.

MUITAS VEZES, NOSSA VIDA, DESMENTE NOSSA BOCA, NOSSA LÍNGUA E NOSSA FALA.

Por Dom Guilherme Antônio Werlang

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.