João Vicente Teixeira

João Vicente Teixeira era considerado uma verdadeira Biblioteca.

Faleceu em Pires do Rio, nesta quarta-feira (19/08/2020), o Senhor João Vicente Teixeira, pessoa ilustre, homem considerado verdadeira reserva Moral e Cristão exemplar.

O historiador Paulo Sampaio publicou no Jornal Positivo matéria assinada por ele prestando justa homenagem a esse homem que conseguiu, com sua humildade e carisma, conquistar o respeito de todos e ser amado por toda uma cidade.

Em sua homenagem Paulo Sampaio fez breve relato da vida do Sr. João Vicente Teixeira, confira:

“Quem em Pires do Rio não conhece essa figura tão expressiva e dinâmica? João Vicente Teixeira é filho de Senhor Pedro Teixeira e Dona Maria Corrêa e nasceu em 06 dezembro 1925 na Chácara Terra Vermelha e casou-se na cidade de Hidrolina  no dia 28 de Setembro de 1952 com dona Manoela Pereira carinhosamente conhecida por dona Biluca do  matrimônio vieram os filhos: Maria de Fátima, Carmen Lúcia, Jesus, Agda, Marta, Luiz Geraldo e Epitácio.

Em parte de sua juventude, Senhor João plantou lavouras e trabalhou com linhas telefônicas e no ano de 1951 foi convidado por Irmã Maria das Graças, freira da Congregação das Irmãs Franciscanas de Allegany e Diretora do Colégio Sagrado Coração de Jesus para que se integrasse ao quadro de funcionários daquela instituição (na escola primária) e fixo ao serviço, no citado local, presenciou parte da história com outras direções sob o comando de Madre Verônica, Irmã Gema, que o transferiu para a Escola Ginasial que na época era administrada por Frei Pedro que o colocou à disposição dos trabalhos na Casa Paroquial quando Frei Benedito foi Pároco.

Retornou seus afazeres no Colégio Sagrado Coração de Jesus quando Frei Carlos assumiu a direção, sequentemente participou das administrações de: Irmã Assumpta, Irmã Diva, Irmã Isa, Irmã Rosemeire e Irmã Marli.

Em seus relatos afirma ter presenciado a construção da atual Matriz iniciada no Paroquiato de Frei Dustan e do Colégio Sagrado Coração de Jesus e com fé e devoção ajudou a carregar o cruzeiro numa grande procissão em outubro de 1956 até a sua elevação que se deu num morro nas proximidades do Setor Dergo.

Grande conhecedor da história, senhor João recorda com vivacidade quando foi eleito o primeiro prefeito em Pires do Rio pelo voto popular, Dr. Taciano Gomes de Mello que construiu a Usina do Salto contratando a empresa Lanari, sendo ele também um grande valorizador dos trabalhos da comunidade Árabe na região. Viu a instalação dos cartórios e assistiu ao primeiro desfile cívico em Pires do Rio quando foi inaugurado o Colégio Martins Borges, lembrando que uma escola da cidade de Silvânia veio “marchar”, segundo ele a maioria do povo nunca havia presenciado tal ato.

Recorda com saudade do antigo comércio, do Rancho Alegre, da politica ética, da Banda de Música do Guilherme Nunes que tocava no coreto da Praça aos sábados e domingos.

Respeitado por todos, pelo conhecimento e pela lucidez, sempre viveu à Rua Porto Alegre – Centro, onde guardou parte da história nas fotografias e anotações. Lamentava ter presenciado sem poder fazer nada a derrubada de um cruzeiro que havia no pátio do colégio “O cruzeiro da antiga capela Nossa Senhora D’Abadia” e a falta de manifesto do povo piresino em ocasião da retirada das Irmãs Franciscanas de Allegany.

Sua casa sempre foi procurada por historiadores, pesquisadores e por amantes de História, pois Senhor João Vicente Teixeira também é gente que faz, fez, e será parte de uma das mais lindas histórias de um ser humano.”

“Na certeza de estar nos Braços do Pai, ficam os exemplos de um homem que conseguiu viver de acordo com a vontade de Deus.”

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.