Aluno de direito da UEG de Pires do Rio é selecionado para cursar pós-doutorado em direito público, em uma das principais universidades da Espanha.
Aluno
do curso de Bacharelado em Direito da Universidade Estadual de Goiás – Unidade
Universitária de Pires do Rio (GO) foi o único brasileiro admitido no
competitivo ciclo de seleção internacional da Universidade de Las Palmas de
Gran Canaria (ULPGC), localizada nas Ilhas Canárias e posicionada como uma
das principais universidades públicas espanholas.
Marcos
Fernandes Sobrinho, que reside em Pires do Rio desde 2009, é natural de Caicó
(RN) e foi criado em Araguari (MG), tendo estudado em Uberlândia (MG), São
Paulo (SP) e Brasília (DF), onde cursou doutorado. Seu nome figura entre os 10 estudantes
admitidos do mundo, nesse pós-doutorado. Ele comenta que nunca estudou
especificamente para concursos e seleções. Porém, considera que sempre foi muito
disciplinado e dedicado a atividades de leitura, de estudo, culturais, sociais,
espirituais e de lazer.
Destaca
o permanente apoio da família, sua gratidão ao Grande Construtor dos Mundos,
que é Deus, e faz questão de realçar o importante papel de todos os seus
professores e orientadores, ao longo de sua vida e, em especial, nessa admissão
ao Pós-Doutorado em Direito Público, as contribuições de seus professores,
colegas universitários do curso de Direito, da Universidade Estadual de Goiás
(UEG) e de amigos profissionais do Direito, entre eles, advogados, promotores
públicos de justiça e magistrados, não apenas do estado de Goiás, mas de Minas
Gerais e do Distrito Federal. Tenho enorme e verdadeira admiração por todos(as)
vocês, o que justifica minha mais sincera gratidão, destaca.
Não
menos importante, chama muito a atenção para a importância dos investimentos na
Universidade Pública gratuita e de qualidade de sorte a cumprir seu papel
social na construção de uma sociedade justa e igualitária, o que inclui, por
óbvio, conclui, a urgente e necessária retomada de investimentos vultosos na
Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Marcos
Fernandes é Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de
Brasília (UnB), Graduado em Física pela Universidade Federal de Uberlândia
(UFU), Bacharel em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília
(FAAB), bacharelando em Direito na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e,
recentemente, iniciou bacharelado em Teologia Interconfessional. Tem acumulado
experiência Internacional em países como: França (2010); Moçambique (2010);
Equador (2013); Colômbia (2014); Portugal (2016); Espanha (2012; jul/2017 e
set/2017); Argentina (2018); Paraguai (2018) e Suíça (2010) quando teve a honra
de ser selecionado para participar de um curso no maior laboratório de física
de partículas do planeta, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN),
localizado em Genebra, na fronteira franco-suíça.
No
Instituto Federal Goiano é professor D-IV (Associado III) do quadro de pessoal
permanente da área de Física Aplicada e docente credenciado junto ao Programa
de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica (PPGEnEB/IFGoiano). Na
Universidade Federal de Catalão (UFCat) atua como docente credenciado no
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Organizacional (PPGGO/UFCat).
No
Ministério da Educação (MEC/Inep) participou da equipe de especialistas e
desenvolveu estudos analíticos junto ao Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD/2018) com emissão de pareceres técnicos [de aprovação ou não]
relacionados a todas as obras didáticas de Física e de Matemática, então,
submetidas.
É
membro de conselhos consultivos e(ou) editoriais de periódicos especializados
(nacionais e internacionais) nas áreas em que atua. Coordenador e orientador de
projeto de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação que culminou em
pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI)
sob o número de registro: BR1020180688316, intitulado: “Telha de concreto
com dispositivo fotovoltaico e usos”. É autor de livros, capítulos de
livros e de artigos científicos publicados em periódicos especializados nas
áreas de Ensino, Educação, Administração Pública, Políticas Públicas, Direito,
Gestão Organizacional, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
É
líder do Grupo de Pesquisa/CNPq intitulado Educação Científica, Avaliação e
Materiais de Ensino (EduCAME). Interessa-se por temas de pesquisa nas áreas de:
Física, Administração e Direito. Na abrangência dessas áreas e nos últimos
anos, tem-se debruçado sobre temas como: Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade
(CTS); Ensino em [e para a] Ciência; Inovação e Desenvolvimento Tecnológico;
Inovação e Controle na Administração Pública (que articula áreas como
Administração, Tecnologia da Informação, Direito, entre outras); Transparência
e Políticas Públicas; Sistemas e Revisões de Fluxos Administrativos;
Integralização de Dados/Informações e Inovação; Direito, Tecnologia e
Sociedade. Enfim, trata-se de um adepto ao pluralismo teórico-conceitual, da
amplitude e diversidade metodológica na pesquisa e em estudos, sem perder de
vista aspectos da interdisciplinaridade.
A
Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC) – onde Marcos
realizará altos estudos em Direito Público, no seu pós-doutoramento – é
permanentemente empenhada na melhoria contínua da qualidade e eficiência do
serviço público que presta à sociedade; e tem como um de seus objetivos
centrais, treinar pessoas competentes, cultas, responsáveis e solidárias.
Entre
as missões institucionais dessa universidade espanhola, destacam-se: a
preocupação com a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável;
a promoção da solidariedade entre os povos e a
cooperação; contribuição para solucionar problemas sociais, bem como a promoção das relações
internacionais a partir da ilha atlântica.