O historiador piresino, Paulo Sampaio, na edição nº 51, de maio de 2012, prestou homenagem a Professora Suely Martins Silva.

O canto hoje é usado não somente para alegrar o ambiente, ele também é utilizado como terapia, uma vez que trabalhar com a voz cantada eleva o ser humano a um excelente equilíbrio entre mente e corpo.

A música, de todas as artes é a que expressa maior emoção humana, ela comunica com o hemisfério direito do cérebro que é o responsável pela emoção. É lógico que existe um fator fundamental para isso que é a agradabilidade ao ouvido usando qualidade de voz, voz que é instrumento e que deve ser ágil, dócil e expressiva e que revelando a identidade e o caráter do individuo que a usa.

Pires do Rio é uma cidade rica na arte da música e as igrejas Evangélicas e Católica são ponto de referência onde se situam os artistas que encantam com o Dom do canto. Também é notório que talentos que trabalham dentro das músicas populares brasileiras, sertanejas ou do sertanejo universitário integram a esse corpo que dá tal destaque ao município.

Enriquecendo esse trabalho, falaremos de uma das vozes mais encantadoras e que é destaque nos estilos sacro e popular.

Suely Martins Silva é membro fundadora do Coral Renascer da Matriz Sagrado Coração de Jesus onde presta um maravilhosos trabalho na pastoral do canto a mais de 25 anos, e que participou da fundação do Coral Agnus Daei.

Essa talentosa e agradável pessoa é casada com Luiz Carlos Lopes Silva e mãe das formidáveis filhas Roberta, Renata e Regianne que além de incentivarem a mãe participam cantando ativamente das missas matinais que acontecem aos domingos na Matriz.

Com uma voz espetacular que emociona, Suely é também compositora e no ano em que a Igreja Católica se preparava para celebrar o Jubileu de 2000, teve participação especial nas gravações dos CD’s: Jesus Santíssimo Nome e O Espirito do Senhor do então Pároco na época em Pires do Rio, Frei Beraldo José Hallon.

Hoje mantendo o mesmo estilo e capacidade Suely ministra aulas de violão no Colégio Dinâmico e em sua residência, também desenvolve trabalho no campo da música e violão no IF Goiano Campus de Urutaí e na Capela do citado local trabalha com jovens na Pastoral da Catequese.

E como disse Aristóteles “A musica é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.”

Parabéns Suely, você é gente que faz história!

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.