O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou, nesta segunda-feira, 13, que a testagem em massa para detectar casos de Covid-19 na população começa a ser feita em 78 municípios. Os critérios técnicos para a escolha das cidades foram elaborados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“Ficaremos responsáveis pela coleta, e a Fiocruz pelo transporte do material
e divulgação do resultado em até 48 horas.
Acredito que teremos a capacidade de rastreamento [da doença] muito grande,
pedindo o apoio de todas as estruturas municipais para podermos realizar o
isolamento”, explicou Ronaldo Caiado, ao frisar que o trabalho deverá contar
com a mão de obra de assistentes sociais e agentes comunitários de saúde das
prefeituras.
Titular da Suvisa, Flúvia Amorim contou que os kits de testagem começaram a ser distribuídos nesta segunda-feira. Ela informou que o Estado analisa todos os parâmetros nacionais e internacionais que obtiveram sucesso no mundo até o momento.
Em Goiás, o RT-PCR será também disponibilizado a pacientes com quadros leves ou apenas sintomas gripais, como foi feito na Nova Zelândia, um dos primeiros países a controlar o avanço do coronavírus no mundo.
O governador estima que quase dois terços da população devem ser testados, medida que, acompanhada da estratégia de isolamento intermitente, tem o objetivo de manter a curva de contágio estável, principalmente neste momento de abertura do comércio, programada para esta terça-feira, 14.
Entre as 78 cidades goianos que farão a testagem em massa, estão Caldas Novas, Catalão, Piracanjuba, Morrinhos, Pires do Rio, Orizona, Ipameri, Buriti Alegre e Itumbiara.
Fote: Face Jean Carlo – Ipamerí