Com quase um mês à frente da gestão da secretária de Cultura, o novo titular Zander Fábio quer colocar ordem na casa e garantir que recursos cheguem aos artistas que desde o inicio da pandemia estão sofrendo com os consequentes decretos de restrições de serviços. A viabilização da Lei de Incentivo à Cultura para este ano é uma medida imediata que deverá ser anunciada em breve. 

Ele aponta que são quase 3 milhões para serem distribuídos ao setor que já garante além do fomento à cultura em Goiânia, recursos para minimizar os impactos da pandemia aos artistas locais. “Nós solicitamos um prazo maior para que pudéssemos apontar essas emendas e não deixar perdê-las que podem ser usadas em prol da cena cultural da nossa cidade. Nós não tínhamos um edital pronto e nem o inicio desse edital da Lei de Incentivo Municipal, na minha gestão, eu quero até todo o mês de fevereiro de cada ano termos esse edital pronto. Temos quase 4 milhões e 300 mil reais para que possa ser aplicado agora. Estamos concluindo esse edital para fazermos de forma muito híbrida.”

Ele também quer a criação de uma plataforma digital para produção de conteúdo, em uma espécie de formato streaming. “Para ontem”, garante.  “A aquisição de uma plataforma digital própria da Secretaria, para que a gente possa pegar o artista e fazer a live através do Fundo de Amparo a Cultura e poder patrocinar essa live para o artista seja ele musical, uma exposição plástica, literária ou mesmo faça uma arte de rua, nós estamos orçando para que a secretaria tenha uma plataforma digital própria”, destacou o novo secretário em entrevista ao Diário de Goiás.

Sobre os eventos que a Prefeitura promovia antes dos tempos pandêmicos no Mercado da 74 e na Avenida Goiás, o secretário garante a continuidade e a extensão dos programas. “Todo nosso calendário será continuado e ampliado.”

Veja a entrevista na íntegra:

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.