O Ministério Público de Goiás (MP-GO) está, desde meados de fevereiro, adotando ações de prevenção e, em caso de eventual necessidade, controle do coronavírus (Covid-19) na instituição. Servidores e membros que informaram ter retornado de viagem a países relacionados pelo Ministério da Saúde como foco de transmissão comunitária da doença são orientados a não comparecerem ao órgão, juntar comprovantes da viagem e enviar ao serviço de saúde para ingressarem com licença-saúde em caso de sintomas, ou receberem autorização para teletrabalho, se não apresentarem sintomas, pelo período de 14 dias, contados desde a chegada em solo nacional. Estas iniciativas são respaldadas pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e foram aplicadas, até o momento, a três servidores.

Além disso, a Coordenação da Área de Atuação da Saúde do Centro de Apoio Operacional (CAO) do MP-GO, que integra o Centro de Operações Especiais (COE) instituído pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), prepara novo ofício circular repassando informações a respeito das ações desenvolvidas pelo Estado, bem como orientações de atuação aos órgãos de execução. Confira na página da Área de Atuação em Saúde do CAO informações adicionais sobre o controle e prevenção da doença.

As orientações foram definidas em reunião realizada no fim da tarde desta quinta-feira (12/3), sob coordenação da subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Maria Ferreira Bueno, que também participou de encontro, no dia anterior, convocado pelo governador Ronaldo Caiado para tratar de medidas do Estado e das instituições para controle da doença.

Prevenção
Medidas de controle prévio estão sendo adotadas desde o mês passado, sob a coordenação da Divisão de Saúde Ocupacional do MP-GO. A instituição disponibiliza álcool em gel nas entradas e corredores do edifício-sede, e está enviando o material para as promotorias do interior.

Os frequentadores do MP-GO também são orientados, por meio de cartazes, para a importância da frequente higienização das mãos com água e sabonete líquido ou álcool em gel; alertar para que se evite tocar mucosas de olho, nariz e boca; e para a prática de cobrir o nariz e a boca, com cotovelo flexionado, ao tossir ou espirrar, ou usar lenço de papel para cobri-los. Se utilizar lenço de papel, descartar imediatamente após o uso e realizar a higienização das mãos.

Também como medida de prevenção ao coronavírus, foi suspensa a realização do curso Capacitação de Conselheiros Tutelares, uma promoção conjunta da Área da Infância, Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional do MP e da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça. A primeira turma do curso aconteceria em Goiânia, no auditório do Fórum Cível, nesta sexta-feira (13/3), e mobilizaria conselheiros tutelares de 76 municípios englobados na comarca-polo da capital. As demais turmas do curso estão suspensas. (Texto: Pedro Palazzo, Cristina Rosa e Ana Cristina Arruda / Foto: João Sérgio – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.