O aumento próximo de 100% da incidência de raios em Goiás é um dos fatores que provocou maior incidência de cortes no fornecimento de energia, segundo a Enel Distribuição. O sistema de monitoramento da empresa registrou 1.216.926 raios durante o ano de 2019, praticamente o dobro do número contabilizado em 2018, quando houve 611.280 ocorrências no Estado. Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais.

Segundo a Enel, “técnicos do Centro de Operações da distribuidora monitoram em tempo real, 24 horas por dia, as condições climáticas em Goiás, em parceria com o Climatempo. O objetivo é monitorar a evolução das tempestades e apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia”.

A empresa diz que “ao ser detectado um risco, as equipes de manutenção são acionadas, permitindo aos técnicos um maior tempo para planejar as ações em campo”, explica o responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, José Januário de Oliveira Neto.

José Januário informa que apenas de 1º a 13 de janeiro deste ano foram registradas mais de 73 mil descargas atmosféricas em Goiás. “O resultado disso é que cerca de 20% dos desarmes do sistema elétrico são causados por essas descargas elétricas.”

Para evitar danos materiais e físicos, a Enel Distribuição Goiás lista dicas de segurança que alertam sobre os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante tempestades.

Cuidados dentro de casa:

  • Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

 Cuidados fora de casa:  

  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Publicado por Altair Tavares

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.