O deputado federal Dr. Zacharias Calil (DEM) vai concorrer ao prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina. O parlamentar que é médico teve a indicação aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal. O requerimento foi acatado pelos presidentes da Câmara e do Senado e já foi despachado para a comitê da premiação em Estocolmo, na Suécia.

“Eu fiquei muito emocionado na indicação Comissão de Seguridade Social e Família, muito orgulhoso de ter recebido esse reconhecimento por parte dos colegas. É um trabalho de muitos anos que venho realizando ao longo dos anos no serviço público, não só na separação de gêmeos siameses, mas existem outros profissionais no mundo que fazem este trabalho. Mas o que me chama muita atenção é em relação a um trabalho científico no qual eu realizo”, declarou o médico em entrevista ao repórter Marcos Cipriano da rádio Band News FM.

Além da separação de gêmeos siameses, Zacharias Calil é reconhecido mundialmente por ser o inventor de um tratamento para curar outras doenças raras: o hemangioma e linfangioma. O Linfangioma é uma anomalia congênita dos vasos linfáticos e que promove a deformação das estruturas vasculares.

“É um tratamento de hemangiomas é inédito no mundo e conseguimos a redução de tumores benignos nas crianças. Há tratamentos, mas que não funcionam adequadamente, desenvolvemos um protocolo e conseguimos reduzir as patologias que chamamos de má formação vasculares. É um desafio, pois os tumores provocam várias obstruções na traqueia, no esôfago, que compromete o bem estar do paciente ao longo dos anos, isso chamou a atenção da comunidade científica” destacou.  No ano passado, os pesquisadores William Kaelin, Gregg Semenza, ambos dos Estados Unidos, e sir Peter Ratcliffe, do Reino Unido, foram laureados com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina pela descoberta de como as células sentem e se adaptam à disponibilidade de oxigênio. Desde a primeira vez em 1901, o Prêmio Nobel é concedido anualmente em seis categorias e considerado o prêmio de maior prestígio do mundo em cada campo.

Publicado por Diário de Goiás

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.