Goiás inicia entrega de Kits de alimentação para estudantes da rede pública estadual

Kits contam com 2kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 molho de tomate de 340 g, 1 kg de macarrão e 3 kg de frutas, além de verduras e legumes variados

A entrega dos kits de alimentação, realizada pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) teve início nesta quinta-feira (25), para os 521.724 alunos matriculados na rede pública estadual. A distribuição será realizada pelas unidades escolares, de forma agendada, de forma que não haja aglomerações, com a adoção dos protocolos de biossegurança, definidos pelo Centro de Operações de Emergências (COE), como o uso de máscara e de álcool em gel.

A segunda entrega do ano letivo de 2021, é referente ao mês de março. Com a suspensão das aulas presenciais, por conta da segunda onda de pandemia da Covid-19, a merenda escolar foi substituída pela entrega de alimentos aos alunos. No ato da entrega, os pais ou responsáveis dos alunos devem assinar um termo de recebimento, atestando ter retirado o kit para benefício do estudante.

De acordo com a Secretaria de educação, os kits são compostos por 2kg de arroz (tipo 1), 1 kg de feijão (tipo 1), 1 molho de tomate de 340 g, 1 kg de macarrão e 3 kg de frutas, verduras e legumes variados, adquiridos pelas escolas, de forma descentralizada, por meio de licitação ou chamada pública. Os recursos usados para a compra foram destinados pelo Governo de Goiás, por meio do Fundo Protege, e somam aproximadamente R$ 15 milhões somente neste mês.

A gerente de Orientação e Articulação das Coordenações Regionais e Alimentação Escolar da Seduc, Terezilda Luiz da Silva, alegou que algumas unidades iniciaram as entregas na última terça-feira (23). No entanto, esse adiantamento teve como objetivo atender a uma demanda dos fornecedores locais e evitar atrasos ou perca de qualidade dos produtos.

A Seduc informou ainda que, desde o início da pandemia da Covid-19, o Governo de Goiás já destinou R$ 136.286.425,00 para o programa Auxílio Alimentação, no primeiro semestre de 2020, e para a compra de kit de alimentação, no segundo semestre. O benefício de Auxílio Alimentação atendeu aos estudantes que eram beneficiários do programa Bolsa Família, Já os kits de alimentação foram entregues a todos os estudantes da rede estadual.

Publicado por diario de goias

 by REDAÇÃO / DIÁRIO DE GOIÁS

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.