Dom Guilherme Antônio Werlang

Na manhã desta sexta-feira, 27/12, celebrando a memória do Apóstolo São João, Dom Guilherme Antônio Werlang, publicou, em suas redes sociais, homenagem e agradecimento a todos que acolhem pessoas idosas ou sozinhas como se fossem sua própria mãe ou pai.

Dom Guilherme Antônio Werlang, disse: “E A PARTIR DAQUELA HORA, O DISCÍPULO A ACOLHEU EM SUA CASA” (Jo 19,27).

Desejo fazer uma rápida homenagem e profundo agradecimento a todos os filhos, filhas ou pessoas que acolhem pessoas idosas ou sozinhas como se fossem sua própria mãe ou pai.

Celebramos hoje a memória do Apóstolo São João, um dos primeiros discípulos de Jesus e o único que não fugiu na hora extrema da prisão, flagelação, condenação, coroação de espinhos, caminho da cruz, crucificação, sepultamento de Jesus. Também, por ser mais jovem corre mais depressa que seu colega e amigo Simão Pedro e é o primeiro dentre os Apóstolos a ver o túmulo de Jesus, vazio. Ele olha para dentro, mas espera a chegada de Simão Pedro e o deixa entrar, dando-lhe precedência.

São João é conhecido como o “discípulo que Jesus amava, sempre foi dos três maiores amigos de Jesus.

Porque quero em seu dia agradecer e homenagear as pessoas que acolhem, zelam e não abandonam de jeito nenhum seus pais ou outras pessoas idosas?

Porque, lendo e estudando cuidadosamente os textos sagrados do Evangelho, tem-se certeza absoluta que João é filho carnal de Zebedeu e Salomé. Em alguns escritos dos primeiros séculos, Salomé aparece também como irmã de Maria, a mãe de Jesus, portanto, tia de Jesus. João, o discípulo amado de Jesus está aos pés da cruz quando todas as forças físicas e humanas do Mestre já estavam se esvaindo e então, olhando do alto da cruz vê aos seus pés Maria, sua Mãe e ao lado João, o discípulo amado, e diz, dirigindo-se primeiramente à mãe: “MULHER, EIS O TEU FILHO!” e depois dirige-se ao discípulo (João) e diz; “EIS A TUA MÃE!” A PARTIR DAQUELA HORA, O DISCÍPULO (João) LEVOU E ACOLHEU MARIA EM SUA CASA”. (Jo 19,25-27).

Pelos Atos dos Apóstolos sabemos que Maria, a mãe de Jesus, está junto dos discípulos e discípulos e apóstolos no Cenáculo no dia do Pentecostes.

Pela Tradição, escritos reconhecidos dos primeiros séculos e pelos evangelhos apócrifos, tem-se notícias bem fundamentadas de que o apóstolo João NUNCA ABANDONOU MARIA, A MÃE DE JESUS.
Para onde ia, levava a “sua nova mãe”, recebida aos pés da cruz. Cuidou e zelou dela até o fim. Até hoje existe, perto da antiga Éfeso, na Turquia, a “Casa de Maria e João”. Cristãos e Muçulmanos assim a reconhecem.

Conheço muitas pessoas que, à semelhança de São João, abrem mão de muitos direitos seus, de lazer e horas livres, de férias e passeios, PARA ACOLHER EM SUA CASA E ZELAR COM TODO O CUIDADO, seus velhos pais, avôs/avós ou parentes ou pessoas que já não têm ninguém por eles, como Maria Santíssima, tinha ficado sozinha quando o Filho Jesus foi assassinado na cruz e o esposo José já tinha falecido também.

Estas pessoas, eu arriscaria dizer, que mesmo com suas falhas, algumas impaciências ou mesmo “pecados”, JÁ TÊM O CÉU GARANTIDO.

Homenagem também quem trabalha em casas de acolhida, asilos ou casas similares que ACOLHEM, sem pensar em lucros, pessoas sozinhas, abandonadas ou necessitadas de cuidados especiais. Muitas bênçãos a todas estas pessoas.

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.