O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), informou, em reunião com representantes de veículos de comunicação no Palácio Pedro Ludovico, que Goiás tem 3 casos confirmados de Coronavírus. Dois em Goiânia e um em Rio Verde. O Chefe do Executivo reuniu com representantes dos canais, incluindo o Diário de Goiás.

Ele confirmou decreto de Emergência na Saúde de Goiás para facilitar a aquisição de insumos e equipamentos para estruturar os 22 leitos do Hospital do Servidor Público que funcionará como um anexo do Hospital de Doenças Tropicais. Dos três casos em Goiás. Um é de uma mulher de Rio Verde, com mais de 60 anos que foi fazer um curso na Espanha. O segundo caso é de uma pessoa de 38 anos que esteve na Itália e o terceiro caso uma mulher de 32 anos que esteve nos Estados Unidos. “Elas estão em casa mantendo a quarentena. O serviço de vigilância está acompanhando”, disse o governador. Foi destacado um período de monitoramento dos casos que é de 14 dias.

“O decreto de emergência pode provocar uma certa apreensão nas pessoas. Isso é mais do ponto de vista burocrático se tivermos de cumprir as leis de licitações, se tivermos para comprar um respirador vai demorar em torno de dois meses, se tiver que tomar medidas para outras áreas”, declarou o governador Ronaldo Caiado.  

No Hospital do Servidor foram instaladas estruturas como salas modulares, para que a triagem seja feita a parte externa do local. Foi anunciado que o Hospital do Servidor Público será usado exclusivamente para internação de eventuais pacientes que tiverem a suspeita de contaminação confirmada.

O Hospital do Servidor começou a ser construído em 2015, mas até hoje ainda não entrou em pleno funcionamento. O espaço tem 24,5 mil metros quadrados. Serão instalados no local equipamentos de respiração.  O Estado pode receber do Ministério da Saúde o valor de 2 reais per capita a serem destinados à contenção da pandemia e atendimento de pacientes, o que somaria cerca de R$ 14 milhões. Para pacientes do interior, ambulâncias serão equipadas para trazer pacientes para a capital, caso haja necessidade.

Caiado explicou que o decreto visa dar transparência a ações do governo. Ele relatou que neste período é natural que haja um aumento. “Esse decreto tem uma finalidade preventiva e proativa. A função preventiva é que temos condições para tomar medidas para decidirmos em conjunto com os outros poderes, medidas que possam ficar acima de qualquer dúvida. Um respirador para comprar hoje tem um valor, e no ano que vem metade do preço. Queremos fazer tudo com a melhor transparência e que tudo seja vinculado na ata do Ministério da Saúde”, relatou.

Escalonamento

O governador Ronaldo Caiado destacou que haverá um escalonamento no horário dos servidores públicos, para que diminua a aglomeração de pessoas.  Ele fez pedidos ao comércio para que a entrada e saída de funcionários seja de forma semelhante. Também houve pedido a donos de empresas de ônibus e ao setor produtivo quanto a situações de limpeza.

“Dei uma flexibilização para que as pessoas entrem e saiam de forma gradativa. Pedi que o comércio faça o mesmo. Pedi que os donos das empresas de ônibus tenham uma atenção maior com a higienização. Conversamos com o Fórum Empresarial para tenham cuidado para fazer processo de assepsia”, declarou.

Eventos

O governador explicou que eventos de grande porte, com grande aglomeração de pessoas serão cancelados. Os jogos de futebol serão realizados sem a presença de público nos estádios. “Temos essa necessidade de cancelar todo e qualquer evento para evitar a disseminação da doença. Ainda não temos a previsão de um horário fixo”, declarou. O período de suspensão dos eventos pode durar até quatro meses. Caiado disse que será levado em consideração o ambiente, se o espaço é não arejado. O gestor argumentou que não colocará a saúde das pessoas em detrimento econômico.

“Pra mim até porque antes de ser governador, sou médico, não tenho dificuldade em decidir. Entre a vida e a parte financeira, ficou com a vida do cidadão. Para não disseminar, quantas medidas necessárias, sei que muitos ficarão contrariados, mas isso é mais relevante do que qualquer outro evento. Depois do período voltamos a rotina”, argumentou.

Escolas

Ronaldo Caiado destacou que será avaliada a evolução do vírus junto a crianças. Por enquanto, as aulas nas escolas não serão suspensas, mas haverá um acompanhamento mais detalhado.

“Vamos cancelar os maiores eventos, com maior aglomeração de pessoas, serão canceladas. Precisamos analisar o comportamento dos vírus com as crianças. Gradualmente vamos saber informar caso a caso, estamos tomando as medidas necessárias preventivas e de tratamento”, disse Caiado.

Idosos

Haverá uma antecipação da campanha de vacinação contra a influenza entre os idosos, que estão entre os grupos que apresentam mais riscos. O governador explicou que as pessoas dessa faixa etária receberão as vacinas em casa.

Cumprimentos

Caiado pediu que as pessoas tenham cuidado ao cumprimentar. O governador pediu que haja menos abraços, beijos, apertos de mão para evitar a transmissão do vírus. “Ao não ter o cumprimento nós estamos diminuindo a transmissão do vírus. A mão é o lugar onde mais se contamina. Peço que as pessoas entendam que isso não é falta de educação, é um momento que estamos vivendo”, relatou.

Por Diário de Goiás

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.