Retirada da Linha da Estrada de Ferro de dentro da Cidade de Pires do Rio

0
286

Desde 2012, existe no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, projeto que prevê a retirada da linha de ferro de dentro da cidade de Pires do Rio por causa dos vários tipos de transtornos que ela causa.  

De acordo com o Projeto a linha teria um novo percurso passando por fora da cidade em um novo trecho entre o antigo frigorífico e a região do salto.

Segundo informações obtidas no DENIT, essa mudança se daria não apenas por questões políticas para resolver os problemas causados à população de Pires do Rio, mas também por importante questão técnica já que, com o término da construção da ferrovia norte sul, o volume de cargas e vagões iriam aumentar assustadoramente e o tempo perdido com as paralizações dentro da cidade resultaria em enormes prejuízos, além de outros aspectos técnicos e financeiros.

Esse é um projeto que precisa ser viabilizado, pois existe enorme demanda dos moradores que dia e noite enfrentam problemas de barulho, interdição de vias, dificuldades de se locomoverem de um lado para o outro da cidade. Inclusive até o acesso ao hospital, as vezes fica comprometido pela passagem e parada do Trem na linha dentro da cidade.

Essa é uma questão que precisa ser revista e discutida com a população. É importante a retirada da estrada de ferro de dentro da cidade, como também é importante saber  aproveitar bem toda aquela área, valorizar o espaço e preservar o patrimônio histórico cultural caso esse projeto seja realizado.

O mapa aqui postado faz parte do projeto elaborado pelo DNIT que mostra através de uma linha vermelha, onde seria o novo trajeto da linha ferroviária.

ENQUETE – DÊ SUA OPINIÃO:

Você aprova ou desaprova a retirada da ferrovia da área urbana de Pires do Rio?Vote , dê sua opinião e veja o resultado até agora

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.