Hélio Bernades na Tribuna da Câmara durante leitura do termo das denúncias

As denúncias feitas na Tribuna da Câmara Municipal de Vereadores de Pires do Rio, ontem à noite, pelo servidor da primeira secretaria do Senado Federal e ex-secretário municipal de saúde da cidade, Hélio Bernades, foram baseadas em relatos apresentados, recentemente, por uma profissional da saúde que trabalha no Hospital Municipal de Pires do Rio ao presidente do CREMEGO – Conselho Regional de Medicina de Goiás. (VEJA A ÍNTEGRA, ABAIXO)

No CREMEGO a denunciante estava acompanhada pela Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lorena do Vôlei, pelo Vereador Professor Jene e pelo Sr. Hélio Bernades.  

Hélio Bernades disse que o presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás, Dr. Leonardo Mariano Reis, informou que só receberia as denuncias se o termo fosse assinado por um dos presentes, então para resguardar a identidade da denunciante o relatório foi assinado pelo Sr. Hélio Bernades por uma exigência legal necessária para que o CREMEGO tivesse condições de iniciar os trabalhos de apuração dos fatos.

A profissional que pediu para não ser identificada relatou casos que ela presenciou e que tomou conhecimento através de informações passadas por colegas de trabalho.

A motivação para tomar essa decisão foi de que ela está preocupada e bastante incomodada. “fui treinada para salvar vidas e por isso não poderia mais ser conivente com o que vem acontecendo no hospital” disse ela.

A denúncia extensa com alguns termos técnicos relata, dentre outros fatos, que:      

  • “…O centro obstétrico está comprometido com a manifestação de pombos, onde todos os anos todos os dias, nós deparamos com penas dessas aves por todo o setor”.
  • “…O que vem acontecendo de mais grave é que estamos com três médicos que não têm o mínimo de preparo para atuar em situações de urgência e emergência e por isso pessoas estão morrendo por falta de assistência médica adequada”.
  • “…Medicação prescrita não condiz com a queixa do paciente ou a dosagem não é adequada”.

Após a fala do Sr. Hélio Bernades a presidente da Câmara, vereadora Lorena do Vôlei, pediu para encaminhar cópia da denuncia para a Comissão de Saúde e para o Ministério Publica para que se tomem as devidas providencias.

Posição da administração: O Diretor administrativo do Hospital, Bruno Jefferson Lopes, disse que vai publicar uma nota de esclarecimento assim analisar todo o conteúdo das denuncias e que também vai se inscrever, de acordo com o regimento interno, para usar a Tribuna da Câmara Municipal de Vereadores na próxima sessão para responder e esclarecer essas denuncias.

CÓPIA DO DOCUMENTO:

Denúncia Hélio Bernardes sobre o Hospital de Pires do Rio
Denúncia Hélio Bernardes sobre o Hospital de Pires do Rio – Página 1
ïntegra da denúncia: Página 2
Íntegra da denúncia: Pág. 03

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.