Depois de várias reivindicações feitas aos representantes de Pires do Rio pedindo a retirada da linha de ferro de dentro da cidade por causa dos vários tipos de transtornos que ela causa, o presidente do Diretório Municipal do PTB de Pires do Rio Hélio Bernades, está em Brasília defendendo um projeto que prevê a retirada da estrada de ferro de dentro da cidade. A linha terá um novo percurso passando por fora da cidade em um novo trecho entre o antigo frigorífico e a região do salto.
Segundo informações obtidas no DENIT, essa mudança se dará não apenas por questões políticas para resolver os problemas causados à população de Pires do Rio, mas também por importante questão técnica já que, com o término da construção da ferrovia norte sul, o volume de cargas e vagões irão aumentar assustadoramente e o tempo perdido com as paralizações dentro da cidade, resultaria em enormes prejuízos, além de outros aspectos técnicos e financeiros.
Hélio Bernades disse que incorporou essa causa por entender a demanda dos moradores que dia e noite enfrentam problemas de barulho, interdição de vias dentre outros, mas que, espera dos administradores coerência necessária para discutir com a população qual a melhor maneira e os melhores projetos para se aproveitar aquela área valorizando o espaço e preservando o patrimônio histórico cultural depois da retirada do movimento dos trens de ferro de dentro da cidade.
O mapa acima faz parte do projeto elaborado pelo DNIT que mostra através de uma linha vermelha, onde será o novo trajeto da linha ferroviária.

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.