Um setor onde, se o governo não agir, haverá quebradeira generalizada é o de turismo! As primeiras estimativas dizem que o setor já teve queda de 36% no faturamento! No Estado de São Paulo a queda seria de 77%! Com o cancelamento de voos, vai piorar! O setor precisa de ajuda!

O governo federal decidiu transferir cerca de 21,5 bilhões de reais do PIS/Pasep para as contas de FGTS e autorizar seu saque pelos trabalhadores! Como será feita a distribuição destes recursos ainda será analisado! Mais uma medida sobre o coronavírus que, no entanto, tem alcance curto!

Duas coisas se pode falar sobre o pacote de 147 bilhões de reais do governo Bolsonaro para enfrentar a crise do coronavírus: demorou demais pra ser anunciado e passa bem longe de resolver! Basicamente é antecipação de despesas já previstas e postergação de recebimentos! Precisa muito mais!

Uma boa notícia: o Ministério da Agricultura elevou a estimativa para o valor bruto da produção – VBP agropecuária do Brasil para este ano! Subiu para 683,2 bilhões de reais, 8,2% a mais que em 2019!

Os Estados fizeram uma lista de pedidos para o governo federal: liberação de recursos e linhas de crédito; suspensão da cobrança do serviço da dívida; mudança da meta fiscal federal (déficit de 124 bilhões de reais) para evitar bloqueios de recursos do SUS! O governo Bolsonaro já liberou 424 milhões de reais para os Estados!

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.