Frequente durante o período de pandemia, golpe consiste em enganação a respeito da troca de número de telefone, seguido de pedido de dinheiro

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC), prendeu, na madrugada da última terça-feira (11), três pessoas entre 25 e 28 anos, pela participação no “golpe do novo número”.

Neste golpe, que tem acontecido com frequência, de acordo com a PC-GO, especialmente durante o período de pandemia da Covid-19, o criminoso utiliza como engenharia social o induzimento da vítima, geralmente idosa, a acreditar que um familiar, amigo, colega de trabalho, trocou de número de celular. 

Conforme apurado pela Polícia Civil, após um breve diálogo, o golpista, se passando por aquela pessoa, pede dinheiro emprestado à vítima, durante troca de mensagens, alegando geralmente que pagará no dia seguinte.

Os criminosos apreendidos na última terça-feira se passaram pela filha da vítima, uma idosa de 71 anos, que reside no Estado de Minas Gerais. Após alegar que estava com um problema em seu aplicativo do banco, uma quantia no valor de R$ 4.895 foi solicitada e transferida da conta da vítima para a conta de um dos presos, conforme informado pela PC-GO.

Depois de tomar conhecimento do ocorrido, os investigadores do GREF/DEIC, em rápidas diligências identificaram e prenderam o beneficiário da transferência, que foi localizado na cidade de Senador Canedo-GO. Em seguida, identificou-se que ele havia transferido o dinheiro para outro envolvido no crime, preso em Goiânia.

O último identificado foi o agenciador das contas bancárias, que cumpria pena e prisão domiciliar com utilização de tornozeleira eletrônica, de acordo com a Polícia Civil. Os policiais foram até sua residência, em Goiânia. Houve fuga, perseguição e apreensão, já próximo à cidade de Hidrolândia-GO.

Depois de submetidos a audiência de custódia, dois tiveram a prisão convertida em preventiva e um deles foi solto mediante medidas cautelares alternativas, conforme informações da Polícia, que afirmou que as investigações continuam e novas prisões devem acontecer a qualquer momento.

Publicado por Diário de Goiás

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.