Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

A cidade de Silvânia divulgou neste domingo (8) que há uma paciente com caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus. Ela deu entrada no Hospital Nosso Senhor do Bonfim, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, e foi transferida para o HDT, em Goiânia.

Conforme nota da pasta, o paciente está na unidade desde o sábado (7). Ela deu entrada apresentando sintomas semelhantes aos da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Foram coletadas amostras e encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen), em Goiânia, que é responsável pelas análises de casos suspeitos no estado. Foi o Lacen que realizou testes em todos o 58 passageiros da Operação Regresso, que ficaram em quarentena em Anápolis.

A paciente visitava parentes em Silvânia quando apresentou sintomas. Ela esteve em vários países da Europa recentemente, informou a secretaria.

Neste sábado (7), em Anápolis, um homem que viajou para os Estados Unidos recentemente também apresentou sintomas e foi enquadrado como caso suspeito. As análises também são feitas pelo Lacen. No último levantamento do Ministério da Saúde, na sexta-feira (6), Goiás tinha quatro casos suspeitos e 12 descartados.

Leia a nota da Secretaria Municipal de Saúde na íntegra


Nota oficial

A Secretaria Municipal de Saúde de Silvânia informa que, deu entrada no hospital Nosso Senhor do Bonfim, no dia 07/03/2020- Paciente com historia de retorno de viagem da Europa, com Sintomas compatíveis com o COVID19. A paciente enquadra nos critérios de notificação para COVID 19 conforme preconizado pelo ministério da saúde. O caso Suspeito foi Notificado, foram coletadas pela equipe do laboratório Municipal de Silvania- SILAB – As amostras para o exame. As amostras foram enviadas ao LACEN – GO, onde aguarda triagem e analise. As medidas de controle foram tomadas, O núcleo de vigilância esta contactando os contatos e monitorando. Paciente foi encaminhada ao HDT pela equipe do Hospital Nosso Senhor Do Bonfim, onde permanece internada.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que as medidas de proteção são:

· Lave as mãos com frequência, com água e sabão, Ou então higienize com álcool em gel 70%; · Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

· Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.

· Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

· Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

· Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados. As pessoas que voltaram de viagem e/ou foram contatos de casos suspeitos ou confirmados devem estar atentas aos sintomas: Febre, Tosse e dificuldade para respirar. Ao perceberem os sintomas deverá comparecer a unidade de saúde mais próxima.

Publicado por Diário de Goiás

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.