Governador Ronaldo Caiado

A paciência do governador Ronaldo Caiado (DEM) com a Enel, companhia italiana que fornece energia elétrica ao Estado de Goiás, parece ter chegado ao fim. O desgaste já é público há alguns meses. Caiado chegou a comunicar ao Governo Federal que iria dar inicio ao processo de rescisão da concessão. Um acordo em agosto deu indícios que a relação melhoraria. Essa semana, no entanto, Caiado voltou à atacar por mais de uma vez. Ontem (16/11), o governador foi às as redes sociais em um vídeo que chamou a Enel de irresponsável e que por falta de energia na região de Americano do Brasil, um produtor de aves da região acabou perdendo mais de 46 mil frangos.

Ronaldo Caiado estava em sua propriedade rural de Americano do Brasil ao lado de uma das responsáveis pela criação de frangos para comercialização em frigoríficos. Caiado questionou ela sobre o “desastre” em consequência da “irresponsabilidade” da Enel. Flávia que representava a empresa que sofreu a baixa explicou que um gerador queimou quando houve uma queda de energia na região. Ela teve que locar um novo gerador e quando conseguiu restabelecer a energia no local, aproximadamente 46 mil frangos haviam morrido.

Ronaldo Caiado já disse que pediu ajuda ao presidente Jair Bolsonaro, já que o setor elétrico é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que já havia conciliado anteriormente na costura do acordo entre Governo do Estado e Enel.

Mesmo com um acordo realizado a situação não melhorou e até outubro de 2019, o Procon Goiás registrou aumento de quase 50% no número de reclamações contra a empresa. De acordo com Caiado, todos estão sofrendo com o problema. “É o produtor rural, o cidadão urbano, empresas pequenas, de médio e grande porte. Todo mundo está sofrendo duramente”, lembrou o governador. “A falta de energia é generalizada. Todo mundo está jogando mercadoria fora”, completou. Os 46 mil frangos perdidos em Americano do Brasil seria apenas um dos diversos episódios que ilustrariam o caos do serviço de energia.

O termo de compromisso assinado em agosto pareceu ter colocado um ponto final nas polêmicas e críticas. A sinalização era de que a Companhia procuraria priorizar a melhor qualidade de serviços em Goiás. “A partir de agora, os empresários aqui em Goiás terão a tranquilidade para poder voltar a investir com qualidade de energia elétrica”, pontuou o governador de Goiás no ato da assinatura, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira em Goiânia. Teve até presença do presidente do Congresso Nacional, o deputado federal Rodrigo Maia, do DEM.

Na época, Caiado foi questionado se a Enel realmente iria cumprir com o acordo, tendo em vista que já houveram outras promessas de melhorias no passado. Em sua resposta, Caiado terceirizou a culpa desses acordos mal sucedidos nas gestões que o antecederam. Afirmou que a partir de agora, eram “novos tempos” no Governo. Caiado ressaltou que aquela era a primeira tentativa e acordo feito com a Enel partindo do seu governo. “Vou fazer uma correção: nunca houve nenhum acordo da minha parte. Agora, nós temos um momento diferente no governo. Primeiro, porque tem outro governador. Segundo, temos um governo independente e capaz de poder exigir com credibilidade moral que a Enel atenda as nossas exigências”, sentenciou. Com informações do Diário de Goiás.

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.