Podemos iniciar nos perguntando, o que mesmo é uma pessoa vencedora. Vencedora de quê? Os critérios de julgamento vão a partir do que são valores ou contra valores em nossa vida ou mesmo daquilo que consideramos coisas descartáveis, desprezíveis.

EM QUE ESTÁ A REALIZAÇÃO DE MINHA VIDA, QUAL O MEU SONHO, PROJETO DE VIDA, O QUE QUERO ALCANÇAR, TER E SER?

A resposta a cada uma destas questões, ou ainda outras, pode definir se sou uma pessoa vencedora ou perdedora ou fracassada.

Para uma pessoa com sérios limites, sejam físicos, mentais ou de saúde, conseguir pronunciar uma palavra, mesmo gaguejando; dar “UM” passo, ou talvez caminhar com auxílio de bengalas ou andador, já pode ser uma vitória celebrada com aplausos ou festas. Já para um atleta de maratonas, correr a uma grande velocidade e distância, subindo e descendo ladeiras, sob forte calor ou chuva, somente será considerado vencedor se chegar entre os primeiros lugares.

Por isso, creio que agimos errado quando queremos nos comparar com outras pessoas para dizer que somos vencedores, perdedores ou fracassados na vida.

CADA PESSOA É ÚNICA; CADA PESSOA É UMA HISTÓRIA; CADA PESSOA É UMA VIDA.

Então o critério de vencedor, perdedor ou fracassado, também tem que ser distinto para cada pessoa.

Há pessoas que têm de tudo, olhando sob o ponte de vista material, financeiro, econômico, formação intelectual com pós doutorados, mas são tremendamente infelizes, insatisfeitas, frustradas e fracassadas no relacionamento humano, no amor, na constituição familiar, nos conhecimentos e em tantos outros campos. Têm pessoas que aparentemente nunca alcançaram grande projeção, nunca foram destaques sociais, nunca receberam homenagens públicas ou mesmo em pequenos grupos, mas se sentem realizadas e, do pouco que possuem ou conseguem fazer e ser, se sentem muito vencedoras, até porque, só elas sabem sua luta para serem e terem o que tem e são.

Já dizia um autor desconhecido: “Pessoas vencedoras não são aquelas que não falham, são aquelas que não desistem”.

Quem nunca falhou? Quem nunca errou? Quem nunca perdeu? Todo o ser humano, falha, erra e perde, mas só os fortes, os idealistas, os sonhadores, os que perseguem ideais, metas e vitórias, não desistem nunca. Levam tombos, apanham dos outros e até da própria vida, mas nada os faz desistir. ESSAS SEMPRE SERÃO PESSOAS VITORIOSAS, mesmo que não aos olhos do mundo, da família ou da sociedade, porém diante de si mesmas, e então, SÃO PESSOAS FELIZES E REALIZADAS.

“O pessimista vê dificuldade em toda oportunidade. O otimista vê oportunidade em toda dificuldade” (Winston Churchill).

Pessoa vencedora nunca se sente já no fim, nunca se sente em condições de parar, de se “aposentar”, de “tirar o time de campo”. Pessoa vencedora sempre têm mais um passo, mais uma conquista, mais uma vitória a ser buscada.

NA VIDA NINGUÉM PARA, OU VAI PARA FRENTE OU FICA PARA TRÁS.

O dia mais importante de minha vida, sempre é o HOJE. O ontem já foi e o amanhã, não sei se vou alcançar. Vivo bem o HOJE e no HOJE serei vencedor e feliz.

Guilherme Antônio Werlang.

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.