syringe with vial

O governo do Paraná anunciou que firmará um convênio com a Rússia nesta quarta-feira (12), às 14h, para produzir a vacina Sputnik V, primeiro imunizante contra a Covid-19 registrado no mundo.

A parceria será assinada pelo governador Ratinho Júnior e o embaixador da Rússia. Pelo acordo, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será responsável por todas as etapas, desde a pesquisa até a distribuição das doses da vacina russa.

Para realizar os testes, o Paraná precisa receber o protocolo russo. Ele será analisado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que precisa dar aval para o início dos procedimentos.

Conforme o Tecpar, a pesquisa avança conforme compartilhamento de informações. Os protocolos não preveem distribuição antes do segundo semestre de 2021.

O governo russo incluiu o Brasil na lista de participantes da fase 3 dos estudos clínicos. A vacina será testada também na Rússia, Emirados Árabes, Arábia Saudita e México. Serão cerca de 2 mil participantes.

Vacina russa

O presidente Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira o registro da vacina, a primeira no mundo a ter aprovação. Segundo ele, a própria filha recebeu o imunizante e apresentou apenas uma febre passageira como efeito adverso.

A comunidade científica, no entanto, criticou a aprovação da vacina sem a publicação de dados que comprovem sua eficácia.

Por Redação / Diário de Goiás

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.