O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Centro de Inteligência, deflagrou na madrugada desta quinta-feira (28/9) a Operação que combate esquema de cobrança de propina dentro de presídios goianos. Estão sendo cumpridos mandados nas cidades de Goiânia, Caturaí, Inhumas, Aparecida de Goiânia e Luziânia.

Na investigação, o MP constatou diversas situações em que agentes penitenciários cobravam vantagem indevida ara que detentos tivessem privilégios dentro de presídios. A operação é realizada em parceria com as polícias Civil e Militar e cumpre quatro mandados de prisão, seis de condução coercitiva e 11 de busca e apreensão.

Entre os investigados que serão presos, três são ex-agentes penitenciários e o quarto ainda exerce o cargo. Por determinaca judicial, ele e os seis conduzidos foram afastados de suas funções cautelarmente.

Participam da operação nove promotores de Justiça, 29 agentes e cinco delegados da Polícia Civil. A investigação conta ainda com apoio da cúpula Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap).

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.