PRÉ-CAMPANHA.

Mendanha critica falta de efetivo de delegados da Polícia Civil em 140 municípios goianos e promete concurso

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia esteve na Região Sudeste na última sexta-feira (20), onde criticou a falta de policiais militares em 50 municípios e a ausência de delegados em 140 cidades goianas

Em pré-campanha na Região Sudeste do Estado, o governadoriavel Gustavo Mendanha (Patriota) criticou a falta de delegados em 140 municípios goianos e o que chama de ausência da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) em 50 municípios. Para suprir a falta de efetivo, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia afirmou que pretende convocar novos concursos para a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) e para a PMGO.  

A promessa foi feita pelo prefeito durante uma entrevista para o Jornal Positivo, da cidade de Pires do Rio, onde Mendanha esteve na última sexta-feira (20) para encontros com lideranças locais e para uma visita na Igreja de Cristo Ministério Nova Terra, onde se reuniu com o apóstolo Ulysses de Oliveira.  

Na ocasião, Mendanha afirmou que pretende valorizar as forças de segurança que, segundo ex-prefeito, contam com um efetivo baixo e precisam de novos concursos, porque o efetivo está “muito baixo” após a Segurança Pública perder mais de 20% da nossa tropa nos últimos quatro anos.  

“Precisamos de novos concursos, de valorização, de direitos que foram retirados, do abono permanência, do posto imediato, precisamos de valorizar a Polícia Civil, que conta com grandes quadros profissionais. Precisamos valorizar os guardas civis municipais. Porque a gente conta com mais guardas municipais hoje do que policiais militares”, defendeu.  

O pré-candidato ainda critica a atuação do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na Gestão da Segurança Pública. Segundo o ex-prefeito, o Estado deixou de investir R$ 500 milhões em segurança e isso tem desvalorizado as forças policiais do Estado. Só não houve piora nos números, segundo o governadoriável, porque as pessoas ficaram em casa (durante a pandemia) e porque houve flexibilizações na posse e no porte de arma, que “fazem, de alguma forma, o bandido ficar mais espero”.  

“Precisamos fazer com que o cidadão se sinta realmente seguro porque são mais de 50 cidades goianas que não tem a presença da Polícia Militar, são mais de 140 cidades goianas que não tem um delegado de Polícia Civil, então é muito difícil fazer com que seja feita a segurança e nós precisamos avançar para reduzir os índices”, acrescentou o patriota, que se compromete a realizar concursos e a investir na área.  

Uma das ações, segundo o prefeito, pode ser o investimento na tecnologia e na otimização diante da ausência de recursos. Ele exemplifica no uso das câmeras, que seriam espalhadas pelas cidades goianas. “Temos que utilizar a inteligência artificial, assim como fizemos em Aparecida de Goiânia. É um potencial que nós temos e tenho convicção de que podemos melhorar a segurança com valorização e investimento”, acrescentou Mendanha.  

por DAYREL GODINHO / DIÁRIO DE GOIÁS

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.