Em um vídeo com música de fundo cinematográfica, voz empostada e cheio de referências históricas, o ex-governador republicano da Califórnia e ator Arnold Schwarzenegger comentou a invasão de fanáticos trumpistas ao Congresso Norte-Americano na última quarta-feira (06/01). “Mas a multidão não quebrou apenas as janelas do Capitólio. Eles destruíram as ideias que consideramos certas. Eles não apenas derrubaram as portas do prédio que abrigava a democracia americana. Eles pisotearam os próprios princípios sobre os quais nosso país foi fundado”, destacou.

Schwarzenegger lembrou que é imigrante austriaco e rememorou a história do seu país junto ao Nazismo de Hitler. “Estou muito ciente da Kristallnacht ou da Noite dos Cristais. Foi uma noite de fúria contra os judeus perpetrada em 1938 pelo nazista equivalente dos Proud Boys. Quarta-feira foi o Dia da Noite dos Cristais bem aqui nos Estados Unidos. O vidro quebrado estava nas janelas do Capitólio dos Estados Unidos” comparando o episódio no Congresso Norte-Americano ao dia da Noite dos Cristais, um levante paramilitar nazista que perseguiu e atacou judeus em novembro de 1938. O nome Kristallnacht deve-se aos milhões de pedaços de vidro partidos que encheram as ruas depois das janelas das lojas, edifícios e sinagogas judaicas terem sido atacadas. Diversos judeus foram mortos no episódio.

O ex-governador republicano que tudo aquilo começou com “mentiras” e “medo”. “Tudo começou com mentiras, mentiras, mentiras e intolerância. Sendo da Europa, vi em primeira mão como as coisas podem sair do controle. Eu sei que há um medo neste país e em todo o mundo de que algo assim possa acontecer aqui mesmo.”

Arnold ainda levantou que todos os acontecimentos são decorrentes do cinismo e egoísmo do presidente Donald Trump, que levantou dúvidas e tentou dar um golpe a partir de uma “eleição justa”. “Acredito que devemos estar cientes das terríveis consequências do egoísmo e do cinismo. O presidente Trump procurou anular os resultados de uma eleição e de uma eleição justa. Ele procurou um golpe enganando as pessoas com mentiras”, destacou.

Publicado por Diário de Goiás

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.