Dr. Joaquim Marçal

Prefeito tem se empenhado para resolver os problemas do município

Assessoria do prefeito de Orizona Dr. Joaquim Marçal apresentou, resumidamente, breve relato das principais ações de seu governo.

No esporte foi implantado na cidade, povoados e distritos, 7 escolinhas de futebol, atendendo mais de 540 crianças. Também são oferecidas aulas de taekwondo, handebol e capoeira. Campeonato de truco e espaço para prática de tênis de mesa. Totalmente revitalizado, o Estádio Dom Antônio Ribeiro, conta com um campo profissional e outros sete Campos Society. Já licitada, em breve, será iniciada a construção de uma quadra coberta em Buritizinho.

Na saúde já foram adquiridos nove veículos 0 km como ambulâncias de simples remoção, SAMU e até um microônibus para levar pacientes para Goiânia. Foram equipados e inaugurados quatro consultórios odontológicos nos distritos de Buritizinho, Ubatan, Taquaral e Montes Claros. Em breve todas as unidades de saúde serão reformadas. Com recursos próprios foi concluída e inaugurada a academia da Saúde no bairro Santa Maria II e o prédio do 24 horas. Através da secretaria de saúde são disponibilizadas consultas com especialistas e atendimento odontológico. Em breve, será construída na praça da amizade, mais uma academia ao ar livre.

A Secretaria de Ação Social reformou e ampliou sua sede, revitalizou a praça do coreto e criou a feira da lua. Conta com um posto do INSS, ampliou o projeto Criança e Adolescente Feliz e o Centro Educacional Multifuncional, criado em 2017 com o propósito de proporcionar às pessoas com deficiência, muito mais do que um espaço adaptado mas, um local de apoio com professores capacitados, médicos, odontólogos, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionista e outros. Diversos programas e projetos sociais estão sendo desenvolvidos pela secretaria, que ainda conta com oficinas e oferece total apoio às gestantes inclusive com doação do enxoval para o bebê. Hoje, os idosos têm um espaço apropriado para a realização do forró da terceira idade.

A Secretaria de Meio Ambiente ainda em 2017, deu início a reativação do viveiro municipal, conquistou a descentralização ambiental e o ICMS Ecológico. Desenvolve um projeto de reaproveitamento de óleo que produz todo o sabão utilizado pela Prefeitura.

A Secretaria de Educação resgatou o compromisso de valorização dos profissionais. Em 2017 foi regularizado o pagamento do piso salarial e quitado todo retroativo. Foram reformadas as Escolas Municipais Guilhermina Gonçalves de Freitas, Francelino Nunes de Paula, Dona Zulmira Gonçalves, Parquinho e a Creche José Ribeiro de Oliveira. Com recursos próprios a meta é concluir a Creche do Bairro Cinelândia. Já foram adquiridas novas carteiras, ônibus e micro-ônibus escolares. Além do Cursinho preparatório para o ENEM, foi conquistado um Polo da Universidade Estadual de Goiás em Rede, criada a sala do Atendimento Educacional Especializado para melhor atender os alunos, Público Alvo da Educação Especial. Houve modernização no sistema de controle da merenda escolar e através do apoio oferecido a Agricultura Familiar, possibilitou oferecer uma merenda de qualidade às crianças. São oferecidos, constantemente aos profissionais da Educação, formações e especializações em todas as áreas.

A Secretaria de Obras e Ação Urbana em parceria com produtores rurais, tem realizado constantes manutenções nas estradas vicinais. Já foram construídas 45 novas pontes. Sempre no início das estiagens são realizadas as operações tapa buracos em todo o município. Já está sendo providenciado o recapeamento de algumas avenidas. Foi lançado o programa “Prefeitura nos Povoados”, levando mutirões de limpeza, pintura de meio-fio, troca de lâmpadas e serviços das demais Secretarias.

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.