O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) tem apelado para que cidadãos e autoridades ajudem no combate ao Coronavírus e à Covid. E, na última reunião com prefeitos, a mensagem do chefe do Executivo diferente. Não foi uma determinação, nem uma ordem. Mas, um emocionado pedido para que os prefeitos e autoridades ajudem nas medidas contra a pandemia.

Durante o evento, Caiado estava em São Carlos (SP) a poucos minutos de enterrar um dos amigos que faleceu pelas consequências da Covid-19.

A fala do governador merece ser relembrada para a renovação do apelo que fez. Nesta segunda, o governo de Goiás, implanta mais leitos para atendimento a pacientes.

“Já ultrapassamos oito mil óbitos no Estado de Goiás, esta nova variante ela é muito mais transmissível. Ela tem uma capacidade muito maior de contaminação. Nós temos agora variantes, como a variante da África do Sul e a britânica. Todas elas já chegaram ao Brasil, de forma comunitária como colocou o secretário. É grave o momento! Eu peço a compreensão de todos. É necessário que as pessoas entendam que não é momento de omissão, que não é momento de se acovardar. Isso é algo que é afrontoso, imaginar que num momento desse, que tem pessoas morrendo em decorrência da contaminação de um vírus. E, outros festejando como se não tivesse nada, como se ele não tivesse ali, facilitando, ampliando essa contaminação. É essa conscientização que eu peço a todos. Eu falo todos os dias. Eu já implorei, já pedí pelo amor de Deus, tenhamos um mínimo de respeito à vida, tenhamos um mínimo de respeito às pessoas idosas. Nós sabemos hoje que essas novas cepas hoje, essas novas variantes, elas estão colapsando as estruturas hospitalar, de novo, no mundo inteiro com muito mais velocidade. Não estamos mais em condições de simplesmente dizer: amplia-se leitos. Já ocupamos centros cirúrgicos, já cancelamos cirurgia de rotina, já estendemos a ampliação em todos os hospitais regionais do Estado de Goiás, só agora foram mais 35 leitos, leitos de UTI, leitos que têm toda uma aparelhagem diferenciada no tratamento do paciente e de repente tem dezenas e dezenas de demanda. A ganância, a insensatez, a irresponsabilidade não podem tomar conta de nosso Estado colocando milhares de pessoas com risco de vida. Por favor, senhores prefeitos, vereadores, vereadoras, empresários, comerciantes, líderes sindicais, também líderes religiosos, prestem atenção. Vamos cumprir o protocolo. Vamos exigir com que haja um regramento dentro daquilo que seja atividade de cada um. A luta está aí, é mais um desafio. Vencemos a primeira onda e estamos agora no pico da segunda onda. Vamos cada vez mais nos organizar para não vermos aí que esse número de oito mil goianos ele seja ampliado em decorrência de uma falta de sensibilidade e de respeito aos protocolos de cada uma das pessoas que vivem em nosso Estado de Goiás”.

(RONALDO CAIADO, GOVERNADOR DE GOIÁS)

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.