983457142

Já estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Tecnologia, Inovação e Cultura (Enastic), que, pela primeira vez, será sediado em Goiânia. Grandes nomes da área de tecnologia da informação participarão do evento, que deve reunir 300 participantes nas palestras, oficinas e cursos que serão promovidos nos dias 2 e 3 de abril, no auditório José Lenar de Melo Bandeira, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, no Setor Oeste. As inscrições são gratuitas.

A informatização de processos e uso de tecnologias modernas e seus benefícios para a população estão entre as principais metas de gestão do presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, que, ao trazer o evento para a instituição, além de promover conhecimento, pretende angariar parceiros e desenvolver tecnologias que possam ser utilizadas em prol de uma prestação jurisdicional ainda mais ágil e eficiente.

Esta será a sétima edição do evento, que reunirá representantes da Justiça, especialistas de mercado, acadêmicos e profissionais da indústria criativa para debater os processos de transformação no Poder Judiciário e promover troca de experiências, estimular novas formas de pensar e principalmente inspirar todos os participantes.

Estarão presentes nomes como Gustavo Schiefler, doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), integrante da equipe de professores e consultores da Zênite, na área de licitações públicas e contratos administrativos; autor de três livros e mais de 50 publicações na área de contratações públicas. Admir Piccoli, advogado, empreendedor e especialista em Governo Digital, é outro nome de destaque do evento. Piccoli é evangelizador do uso intensivo da tecnologia no Poder Judiciário.

Também palestrará no Enastic, o doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), Rafael Dubeux, advogado da União e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), co-autor do livro Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Eduardo Toledo, criador do robô Vitor, que revolucionou a realização de trabalhos repetitivos no Supremo Tribunal Federal (STF), também está entre os nomes importantes ligados à inovação estratégica que participarão do evento.

Criado em 2014, o Enastic já foi realizado nas cidades de Porto Velho, Aracaju, Belo Horizonte, Campo Grande e Recife, sempre recebido pelos Tribunais Estaduais. Desta vez, de forma inédita, outros Poderes e órgãos também serão convidados a participar, como Governo Estadual, prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Polícia Federal e Militar, Assembleia Legislativa, entre outros.

Público-alvo
O público-alvo do evento é formado por advogados, promotores e defensores, secretários, servidores de TI e magistrados, que apesar de terem área de formação distinta, são impactados com as soluções propostas, conforme explica o juiz auxiliar da Presidência, Cláudio Henrique Araújo de Castro.

“É cada vez mais recorrente a utilização de tecnologia dentro de processos judiciais, de forma que é importante que os magistrados estejam antenados às novas tecnologias, e que possam, talvez no futuro, também dar sua contribuição à administração do Tribunal, seja com sugestões, compartilhando notícias de tecnologia de outros tribunais, a fim de ajudar administração nessa área, que está tão presente no cotidiano dos juízes”, afirma o magistrado. (Texto: Aline Leonardo – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.