As empresas fornecedoras de energia elétrica no Brasil avaliam, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor no país, suspender o corte de eletricidade de clientes inadimplentes durante o período de quarentena recomendada.

A suspensão é discutida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que representa as empresas, em conjunto com a Aneel e também o Ministério de Minas e Energia. Como o setor é regulado, a decisão se estenderia para todas as distribuidoras do país. Ainda não há, porém, prazo para uma posição definitiva.

Em pronunciamento da noite desta sexta-feira (20), o governador Ronaldo Caiado informou que solicitou à Enel a suspensão do corte de energia dos consumidores inadimplentes. O pedido se estende às operadoras de telefonia e de internet. A Enel informou ao Diário de Goiás que não houve solicitação formal, mas reiterou que o assunto já é discutido com o governo federal e a agência reguladora.

Em Goiás, a Saneago já comunicou a suspensão do corte dos serviços de clientes inadimplentes. O Ipasgo fez movimento semelhante e ampliou o prazo para pagamento de débitos.

Por Rafael Tomazeti / Diário de Goiás

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.