Segundo a Drª Nívea Maria M. Ribeiro, Engenheira Agrônoma da Loja COAPRO de Orizona Goiás, questionada pelo Jornal Positivo sobre a importância de se dar destino certo as embalagens vazias de agrotóxicos, disse: “A preservação do meio ambiente é assunto de extrema importância nos dias atuais pois, estamos de forma direta ou não, contribuindo para destruição do nosso habitat. A produção de alimentos consome uma grande quantidade de agrotóxicos que, mal manejados, causam enormes prejuízos como: a contaminação dos solos, dos recursos hídricos, do ar, além de sérios danos à saúde humana e animal. Por esses e tantos outros motivos é que se torna necessário dar um destino correto às embalagens vazias dos agrotóxicos utilizados.”

O InpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – que é uma entidade sem fins lucrativos que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas em sua responsabilidade de destinar as embalagens vazias de seus produtos de acordo com as leis federais, em sua última atualização sobre Unidades de Recebimento de Embalagens (fevereiro 2011), relatou que o Estado de Goiás possui 15 (quinze) Postos e 8 (oito) Centrais de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.

O Posto de Recebimento mais próximo de Orizona fica em Vianópolis (48 km). As revendas e lojas agropecuárias, que comercializam os agrotóxicos (inseticidas, herbicidas e fungicidas) para utilização na agricultura, geralmente são associadas a algum Posto ou Central de Recebimento.

De acordo com o Decreto n° 4.074, de 4 de janeiro de 2002: a legislação estabelece que o agricultor deve entregar, em um local indicado na nota fiscal pelo revendedor, o vasilhame adequadamente lavado, no prazo de até um ano após sua utilização. Por sua vez, quem comercializa o produto tem a responsabilidade de oferecer locais para receber as embalagens vazias e gerenciar o recolhimento.

Segundo o inpEV,o agricultor deve preparar as embalagens vazias para devolvê-las nas unidades de recebimento, considerando que cada tipo de embalagem deve receber tratamento diferente:

Tríplice Lavagem
1. Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador;
2. Adicionar água limpa à embalagem até 1/4 do seu volume;
3. Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos;
4. Despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador;
5. Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;
6. Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.
Lavagem Pressão
1. Após o esvaziamento, encaixar a embalagem no local apropriado do funil instalado no pulverizador;
2. Aclonar o mecanismo para liberar o jato de água limpa;
3. Direcionar o jato de água para todas as paredes internas da embalagem por 30 segundos;
4. A água de lavagem dever ser transferida para o interior do tanque do pulverizador;
5. Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo;
6. Armazenar em local apropriado até o momento da devolução.
A Loja COAPRO é associada à AGERPA (Associação Goiana dos Empresários Revendedores de Produtos Agropecuários) que tem como Unidade de Recebimento a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Goiânia que fica localizada na Rod. GO 020 km 8 – saída para Bela Vista – Fundo Cemitério Parque Memorial, zona rural – Goiânia – GO.
Portanto, ajudar na preservação do meio ambiente é um dever de todos nós, conscientizem e devolvam as embalagens vazias de agrotóxicos, assim estaremos contribuindo para um mundo melhor.
Nívea Maria M. Ribeiro, Eng. Agrônoma – Loja COAPRO – Orizona – GO. CREA – 15427/D-Goiás.

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.