syringe with vial

Em tempos de pandemias do coronavírus e da informação, brotam fake news em torno do imunizante. Reptilianos, alterações no DNA e outras teses conspiratórias mirabolantes que extrapolam a criatividade, mas que acabam colando entre algumas pessoas. Em meio a tudo isso, surge a notícia que o Brasil registrou 26 óbitos por reação à vacina contra a Covid-19.

A afirmação não é verdadeira e trata-se de uma fake news. Até o momento, não há qualquer relato de eventos adversos graves ou óbitos causados por qualquer uma das vacinas contra a Covid-19, aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como é o caso da vacina do Butantan, ou da AstraZeneca/Oxford. 

No entanto, com variantes e mutações sendo reproduzidas em todo o canto, é possível que mesmo imunizado, a pessoa possa contrair a Covid-19. Até o momento, quando isso aconteceu, os pacientes conseguiram se recuperar sem avançar para quadros mais graves. Neste caso, a vacina cumpriu sua função de minimizar os danos causados pelo vírus.

Publicado por Diário de Goiás

by Domingos Ketelbey

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.