O Dr. Phelip Xavier, Médico plantonista do Hospital Municipal de Pires do Rio e médico do ESF 4 do Bairro São João, participou do 17º Congresso Brasileiro de Clínica Médica que reuniu especialistas e acadêmicos em Balneário Camboriú, Santa Catarina, com várias autoridades da área e em especial com o Dr. Antônio Carlos Lopes, uma das maiores autoridades em clínica médica do País.

Da Semiologia ao ChatGPT: evento focou desde a relação médico-paciente para o diagnóstico preciso até o impacto das novas tecnologias na medicina

Distúrbios psíquicos, AVC, doenças crônicas como a diabetes, infecções respiratórias e urinárias, endemias como a obesidade e a busca pelo envelhecimento saudável fazem parte do dia a dia dos consultórios, emergências e hospitais há muito tempo.

Já a relação médico-paciente intermediada por plataformas de planos de saúde e startups, a telemedicina, a ética no Marketing médico e o ChatGPT são temáticas mais recentes que foram indispensáveis ao debate.

Todos esses assuntos foram temas de conferências e mesas redondas do 17º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que aconteceu no Expocentro de Balneário Camboriú, em conjunto com o 7º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. Cerca de 5 mil especialistas e acadêmicos participaram entre os dias de 27 e 30 de setembro – com 1º dia de programação dedicado exclusivamente a cursos pré-congresso.

O Dr. Carlos Roberto Seára Filho, Presidente do Congresso disse que: “O exercício da Clínica Médica exige a aproximação com o paciente, o olho no olho, o exame físico e o saber ouvir o paciente. Por isso, a comissão organizadora preparou uma programação que teve a semiologia do diagnóstico e o raciocínio clínico e debates sobre o uso ético das novas tecnologias na Medicina”.  

O congresso cumpriu parte importante da missão da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, que há 34 anos atua para valorizar o clínico, fortalecer a medicina humana e congregar os especialistas.

O Professor Dr. Antônio Carlos Lopes, uma das maiores autoridades em Clínica Médica do Brasil, também participou como presidente de honra do congresso.

A participação do Dr. Phelip Xavier, Médico plantonista do Hospital Municipal de Pires do Rio e médico do ESF 4 do Bairro São João foi de extrema importância para a carreia dele e para a saúde pública de Pires do Rio, demonstração de carinho e amor pela profissão, por seus pacientes e da importância de estar sempre buscando se aperfeiçoar. Importante ressaltar que esse investimento, sem exceção, foi realizado pelo próprio médico.

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.