(Brasília - DF, 19/11/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro na Base Aérea de Brasília, durante Solenidade de Ampliação do Programa Educação Conectada nas Escolas e Comemoração do Dia da Bandeira.rFoto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro criticou novamente os governadores pelo preço dos combustíveis nos postos. Em vídeo publicado por Eduardo Bolsonaro no Twitter, o presidente, ao lado de Fittipaldi, citou que a Petrobras baixou o valor nas refinarias cinco vezes neste ano, mas as reduções não chegaram ao consumidor final.

“Pela quinta vez no ano baixamos os preços dos combustíveis. A última foi de 5% na refinaria. Sabe quanto baixou na ponta? Zero. Esse é o Brasil. Quando eu falo de quem é a responsabilidade, o pessoal faz a listinha, assina 15, 20 personalidades para dar uma pancada em mim”, disse Bolsonaro ao lado do ex-piloto Emerson Fittipaldi.

Bolsonaro pontuou, porém, que não mira nenhum governador com as cobranças e pede alteração na forma de cobrança do ICMS. “Não estou atingindo. Estou mostrando a realidade. Quero ver o ICMS incidindo na origem do preço do combustível na refinaria. Agora vão conhecer a realidade”, destacou.

No início do ano, o presidente prometeu zerar impostos federais sobre combustíveis se os governadores o fizessem com o ICMS. Os chefes dos executivos estaduais reagiram e rebateram as declarações de Bolsonaro em uma carta assinada por 20 governadores.

Uma reunião dos governadores com o ministro Paulo Guedes ocorreu na semana seguinte para colocar panos quentes no assunto. O ministro reconheceu que os estados não podem baixar impostos no momento. Ficou definido que haveria uma discussão para tratar do tema diretamente na reforma tributária. Nada mais sobre essa possibilidade, porém, foi ventilado na discussão desta pauta.

https://support.twitter.com/articles/20175256

Publicado por Diário de Goiás

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.