Bill Gates, ex-presidente da Microsoft e segundo homem mais rico do mundo, defendeu nesta semana, em uma postagem em seu blog, que as pessoas com maior patrimônio paguem mais impostos nos Estados Unidos.

“Sou defensor de um sistema fiscal onde, se alguém tiver mais dinheiro, paga-se uma maior percentagem em impostos”, afirmou Bill Gates, acrescentando que “os ricos devem pagar mais do que pagam atualmente, e isso inclui a Melinda [a mulher] e eu próprio”.

Para Gates, cuja fortuna é estimada em US$ 110 bilhões, o sistema de recolhimento fiscal dos Estados Unidos não só beneficia os ricos como penaliza as pessoas com menos recursos.

“A estrutura faz com que algumas pessoas façam um grande negócio — eu, próprio, fui desproporcionalmente bem recompensado pelo trabalho que fiz — ao passo que outros que trabalham de forma igualmente árdua têm dificuldades em ganhar o suficiente para sobreviver”, ponderou.

O bilionário ainda destacou que o abismo entre salários mais altos e mais baixos cresceu muito nos últimos 50 anos naquele país. Segundo Gates, a solução seria taxar ganhos de capital. “Nenhuma das pessoas mais ricas enriqueceram apenas com seu salário mensal”, pontuou.

Publicado por Diário de Goiás

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.