Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ipec traz novos dados da avaliação do governo Lula; veja quantos aprovam e quantos reprovam

De acordo com o histórico da pesquisa, que é divulgada todo mês, a quantidade de pessoas que aprovam este terceiro mandato do petista vem caindo

Uma nova pesquisa Ipec/O Globo sobre avaliação do governo Lula foi divulgada nesta sexta-feira (9) pelo jornal O Globo e mostrou que 37% dos brasileiros consideram como positiva a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também são 37% os que a classificam como regular. Já os que acham o atual governo ruim ou péssimo somam 28%. 3% não sabem ou não responderam.

De acordo com o histórico da pesquisa, que é divulgada todo mês, a quantidade de pessoas que aprovam este terceiro mandato do petista vem caindo, enquanto os que reprovam vem subindo. Apesar desta mudança estar razoavelmente dentro da margem de erro, que é de 2% para mais ou menos, é visível que muitos apoiadores do presidente têm ficado desapontados com algumas de suas atitudes.

Em março, por exemplo, eram 41% que avaliaram o governo como ótimo ou bom, enquanto ruim ou péssimo representava 24%. Ou seja, o primeiro grupo caiu 4 pontos, enquanto o segundo subiu 4.

Ainda segundo a pesquisa Ipec/OGLOBO da avaliação do governo Lula, 53% aprovam a maneira como o presidente está governando o país, enquanto 40% desaprovam. Para esta pergunta, só era permitido, como resposta, o entrevistado dizer se aprova ou desaprova, dando menos margem para aqueles que estão em cima do muro.

Outra face da pesquisa Ipec é com relação ao apoio ao governo Lula entre eleitores que votaram em branco ou nulo no segundo turno das eleições. Neste segmento, os que apontam a gestão como ruim ou péssima são minoria (33%). A maior parte dessa população considera o governo como regular (43%) e 17% avaliam como ótimo ou bom. De outro lado, a maioria desaprova a maneira de o petista governar (47%) e não confia no atual presidente (64%).

Luiz Inácio Lula da Silva assumiu seu terceiro mandato em janeiro deste ano, após derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição. Os dois primeiros mandatos de Lula foram em 2002 e 2006.

Publicação: Diário de Goiás / Carlos Nathan Sampaio

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.