Em Pires do Rio, a coordenadora da Capela São Pedro, localizada de frente a sede administrativa do Frigorífico, Marina Mattos de Aguiar, indignada com o ato de vandalismo ocorrido na madruga deste domingo, manifestou, em suas redes sociais, toda sua tristeza, descontentamento e repúdio ao crime cometido contra o patrimônio público e total desrespeito aos Cristãos.

Em nota, a coordenadora da Capela São Pedro, Marina Mattos de Aguiar, disse: “Comunidade São Pedro está em luto! Ato de vandalismo, covardia, maldade, falta de respeito enfim…uma enorme tristeza. Uma comunidade que ficou abandonada por muitos anos e com grande esforço e ajuda de muitas pessoas conseguimos reergue-la. Quem puder ajudar com qualquer informação agradecemos. Capela São Pedro.”

Em vídeo postado em suas redes sociais, Marina Mattos de Aguiar, pediu apoio para ajudar identificar e encontrar os responsáveis pelo ato:

O Historiador Paulo Sampaio também usou de suas redes sociais para manifestar toda sua indignação com o que aconteceu na Capela São Pedro: “É lamentável que ainda existam mentes com essa aculturação. O Patrimônio “Capela São Pedro” da comunidade do antigo Frigorífico Brasil Central que foi recentemente restaurado, nessa madrugada de 01/03/2020 sofreu violação. Uma escultura de tamanho humano que orna entrada do Templo foi destruída, a imagem que provia em perfeito acabamento foi doada pela família do senador José João Stival ocasião da reinauguração da capela em 2017. Sejamos guardiões do nosso patrimônio, caso alguém tenha conhecimento dos infratores denuncie!”

O pároco, Frei Ronaldo Aves da Silva publicou nota de Repúdio, confira na íntegra:

“Irmãos e Irmãs, Paz e bem!

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus lamenta profundamente todo o ocorrido na madrugada deste domingo, 01 de março, na comunidade São Pedro onde a imagem de São Pedro ao lado da Capela foi vítima de vandalismo sendo jogada ao chão e quebrada. Quebrar as imagens sacras é um sacrilégio e uma afronta à liberdade religiosa que a Constituição Federal Brasileira nos garante, é sem dúvida uma intolerância religiosa, uma agressão à livre expressão religiosa e violação de direitos fundamentais.


Repudiamos veementemente tal ato e todas as medidas cabíveis e legais serão tomadas a fim de garantir a todos os fieis paroquianos a liberdade religiosa. Destacamos que a Paróquia Sagrado Coração de Jesus sempre defende o respeito e o bom convívio seguindo os preceitos de São Francisco de Assis e incisivamente os estigmas da Igreja Católica Apostólica Romana conduzida pelo Santo Padre Papa Francisco.


O nosso tempo exige respeito, diálogo entre as culturas e as religiões, nos causa perplexidade com tal ato afrontoso e desrespeitoso, este fato fere o nosso sentimento religioso, mas a nossa devoção é fé não serão abaladas pois toda a forma de intolerância e fundamentalismo religioso não edificam.


Rogamos a Deus para que essas pessoas no qual praticaram este ato terrível possam mudar sua mentalidade e suas atitudes afim de respeitarem a todos sem exceção.

FREI RONALDO ALVES DA SILVA,OFM Pároco.”

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.