A redução de danos ambientais decorrentes da atividade agropecuária em Orizona será buscada em ação pontual do Ser Natureza do Ministério Público de Goiás (MP-GO) na comarca, visando à proteção de, inicialmente, 2 dos mais de 20 afluentes do Ribeirão Santa Bárbara, manancial de abastecimento público do município.

Na semana passada, o promotor de Justiça Lucas César Costa Ferreira promoveu reunião com parceiros já consolidados em auxílio ao projeto, tais como Emater e Saneago, representados respectivamente pelos engenheiros do escritório central Leo Lince do Carmo Almeida e Luciene Ferreira e do escritório local, José Pereira de Lima; e os técnicos da Saneago Giselle Lemes Costa e Paulo Rogério Oliveira. Pela prefeitura de Orizona compareceram o secretário de Meio Ambiente de Orizona, Carlos Antunes de Oliveira, e a engenheira ambiental Aline Aparecida Machado, também lotada naquela pasta.

O encontro, coordenado pelo promotor de Justiça Lucas César Costa Ferreira teve assessoramento das analistas Adriane Oliveira Chagas e Maria José Ferreira Soares e da assessora jurídica Gabriella Parrode, da Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial (Caej), e contou com apoio de Marcelo Caetano e Pedro Vieira, da equipe da promotoria.

A reunião serviu para expor os objetivos do projeto Ser Natureza e sua aplicação em ações pontuais como as delimitadas pela comunidade local. Assim, o grupo definiu a necessidade de verificação da situação atual das áreas de preservação permanente dos Córregos Passa Três Barros e Balduíno, afluentes do Ribeirão Santa Bárbara, que cortam as propriedades de José Humberto e João Nazareno, assim como a identificação dos demais fazendeiros lindeiros aos cursos d’água.

Essa tarefa será feita simultaneamente, coordenada pelo secretário de Meio Ambiente e pela engenheira do órgão, e em conjunto com os técnicos da Emater e Saneago. O mapa completo das nascentes importantes para o abastecimento deve ser buscado na Saneago Regional para complementação dos dados. Um relatório final deverá ser apresentado em meados de maio, conforme acordado na reunião. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Fotos: acervo da Caej)

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.