José Ricardo Favorito nasceu em 13 de abril de 1972 em Pires do Rio, Goiás. Filho de José Favorito Filho e Magna Maria Cipriano Favorito. Tem 3 irmãos: Paulo José Favorito, Paula Raquel Favorito e Maria Rosangy Favorito. Ricardo não esconde a admiração que tem pela sobrinha, Dhebora Waleska Favorito, filha de Raquel, que conquistou o 4° Dan no Taekwondo.
Casou-se com Karlla Mendes dos Santos Favorito, que também é natural de Pires do Rio, formada em Química e trabalha como analista química no Laboratório da OLVEGO, com quem teve o filho Kael dos Santos Favorito que nasceu em 19 de outubro de 2019, hoje com 3 anos de idade e estão esperando mais um bebê para abril de 2023.
Trabalhou desde pequeno. Com apenas 8 anos de idade, já era ajudante de servente de seu pai. Foi auxiliar de mecânico, auxiliar de borracheiro, seu primeiro trabalho foi no Frigorifico KAIOWA em 1987. Em 1991 entrou para o Exército Brasileiro na 23ª Companhia de Engenharia e Combate em Ipameri. Em 1992 fez o curso para Cabo e foi transferido para Brasília onde trabalhou no CPDEX – Centro de Processamento de Dados do Exército, no Setor Militar Urbano. Saiu em 1996 com qualificação “A” apto a promoção de 3° Sargento.
Nasceu em Pires do Rio, mas aos 16 anos se aventurou no mundo, em busca de uma vida melhor para ele e sua família.
Relata que não foi fácil, pois foi na época em que aprovaram uma lei que até os 16 anos não poderia ser “empregado”. Aí ficou complicado!
Ao deixar o exército, retornou a Pires do Rio e iniciou um trabalho com as Artes Marciais em uma academia da cidade e depois na sede do Country Clube de Pires do Rio, que funcionava no prédio em frente a Praça Central no piso superior acima da Drogaria do povo.
Iniciou na Capoeira ainda criança, “gingando” na rua, na Praça Central de Pires do Rio, com um amigo dos seus tios que eram apaixonados pelo kung Fu. Iniciou no Taekwondo em local improvisado na casa do Dr. Wilmar Pereira Coutinho, que treinou com o mestre Emival, em Goiânia, no período em que cursou a faculdade de Odontologia.
Ricardo treinou kung Fu com o Mestre Júlio dos 16 aos 18 anos de idade. Chegando ao nível de professor dando aula em Orizona por 2 anos.
No Exército, em Ipameri, ficou 2 anos e treinou karatê com o “Sensei” João Andrade. Quando transferido para Brasília, iniciou Taekwondo oficialmente com o Professor Wanderley Azevedo e ficou até alcançar a “Faixa Azul Ponta Vermelha”. Depois foi treinar com o Mestre Edson Dias no Clube dos Sargentos do Exército no Setor Militar e em seguida conquistou a Faixa Preta de Taekwondo em 1995, na capital Goiânia com o Grão Mestre Sobrinho.
Aos 30 anos de idade, iniciou no Jiu Jitsu, com o Professor Thiago Moreira e Wilmar Coutinho que eram Faixas Marrons. Chegou a Faixa Preta 9 anos depois em Caldas Novas com o professor Assed Felix.
Entrou no Muay Thai, após fazer um curso, em Caldas Novas, com o Arjarn Yai Antônio Leandro, Grão Mestre de Muay Thai.
Hoje, Ricardo é Grão Mestre de Taekwondo 7° Dan, 3° Grau na Faixa Preta de Jiu Jitsu e Arjarn de Muay Thai (Mestre).
Foi Campeão Goiano por muitos anos consecutivos, várias vezes Campeão Brasileiro de Taekwondo, tanto de Kyorugui (Luta) como Poomsae (Forma). Campeão Brasileiro pela CBJJE e LBJJ e Mundial de Jiu Jitsu pela IBJJ e Campeão Regional de Muay Thai.
Sua vida política se resume em 3 candidaturas a vereador que não consegui se eleger. Foi eleito em 2015, Presidente da FGTKD (Federação Goiana de Tae-kwon-do) para mandato de 2015 a 2018 e em 2017 e 2018, recebeu o título de melhor Federação Estadual do Brasil. Em 2019 foi reeleito para um segundo mandato de 2019 a 2023, e até hoje está em 1ª lugar das Federações Esportivas do Estado de Goiás com excelentes resultados nacionais e internacionais.
Ricardo Favorito é Católico, fez 1ª Eucaristia, foi Coroinha na Igreja Matriz de Pires do Rio onde também foi Crismado.
Gosta de estar com a família, ama o trabalho e adora competir. Até hoje está competindo em alto nível.
Acredita que deveria ter se dedicado mais em sua formação profissional, perdeu muitas oportunidades por não ter tido tempo suficiente para estudar, pois era trabalhar ou estudar, daí a sobrevivência falou mais alto. Se formou em Educação Física Licenciatura em 2011 pela FALBE e em 2021 Bacharel em Educação Física pela LINEAR.
Sonha em estabilizar financeiramente. A pandemia acabou com muita gente, ele se diz ter sido uma delas. Ficou 2 anos parado, sem trabalho e com muitas restrições.
Ricardo Favorito é um ser humano que mesmo diante das dificuldades que a vida impôs nunca desistiu de ser uma pessoa do bem, que luta e defende os princípios da família e está sempre procurando evoluir como pessoa e profissional.
Ricardo disse: Aboli da minha vida “xingamentos”, omissão, e comecei a me vigiar para não falar mal das pessoas, não importando se elas são ou não pessoas ruins. Resolvi falar de mim, das minhas experiências, da minha trajetória de vida e buscar não ter EGO e ser mais humilde para poder ser realmente o Mestre que sempre sonhei em ser.
Texto / Jacy Oliveira. Publicação/José Rincon Ferreira.

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.