Mendanha, Adriana e Vanderlan lideram preferência do eleitorado para prefeito de Goiânia em 2024
Dados constam em levantamento divulgado pelo pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (5).
Os nomes da deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT), do senador Vanderlan Cardoso (PSD) e do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, que pode se filiar em breve ao MDB, detém a preferência do eleitorado para Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais de 2024, segundo levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (5).
No cenário com Gustavo Mendanha, ele aparece na frente, com 34% das intenções de voto. Adriana Accorsi e Vanderlan estão empatados com 16% dos votos. Na sequência, constam os nomes do deputado federal Gustavo Gayer (PL), com 12,1%; do atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos), com 5,4%; do ex-deputado estadual Alysson Lima (PSB), com 2% e do atual presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (Patriota), com 1,6%. Não sabem ou não responderam, 3,3%. Os que declaram votar branco, nulos ou que não votam são 9,6%.
A pesquisa estimulada apontou dois cenários, sendo um com Mendanha e outro sem, porque ele tem um impedimento jurídico para tentar reverter, pois a lei eleitoral não permite três mandatos consecutivos para o mesmo cargo do Poder Executivo.
Sem Mendanha, Adriana e Vanderlan estão empatados na margem de erro
Já no cenário sem o ex-prefeito de Aparecida, Vanderlan Cardoso lidera as intenções de voto, com 25,8%. Em segundo lugar, está Adriana Accorsi, com 18,9%. Dessa forma, ambos estariam tecnicamente empatados, por causa da margem de erro da pesquisa, que é de 3,6 pontos percentuais.
Em seguida, aparecem o ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL), com 12,6%; Rogério Cruz, com 7,9%; Alysson Lima, com 4,6%; a advogada Ana Paula Rezende, filha do ex-prefeito Iris Rezende, com 3,9% e Romário Policarpo (Patriota), com 3,2%. Os que não sabem ou não responderam somam 4,9% e aqueles que declaram votar branco, nulo ou que não votam são 18,3%.
A pesquisa ouviu 761 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 29 de junho e 3 de julho de 2023, por meio de entrevistas pessoais. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/23.
Publicado por Diário de Goiás / Instituto Paraná Pesquisa