quinta-feira, dezembro 26, 2024

Aluno da UEG é selecionado para cursar pós-doutorado em uma das principais universidades da Espanha

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Aluno de direito da UEG de Pires do Rio é selecionado para cursar pós-doutorado em direito público, em uma das principais universidades da Espanha.

Aluno do curso de Bacharelado em Direito da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Pires do Rio (GO) foi o único brasileiro admitido no competitivo ciclo de seleção internacional da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), localizada nas Ilhas Canárias e posicionada como uma das principais universidades públicas espanholas.

Marcos Fernandes Sobrinho, que reside em Pires do Rio desde 2009, é natural de Caicó (RN) e foi criado em Araguari (MG), tendo estudado em Uberlândia (MG), São Paulo (SP) e Brasília (DF), onde cursou doutorado. Seu nome figura entre os 10 estudantes admitidos do mundo, nesse pós-doutorado. Ele comenta que nunca estudou especificamente para concursos e seleções. Porém, considera que sempre foi muito disciplinado e dedicado a atividades de leitura, de estudo, culturais, sociais, espirituais e de lazer.

Destaca o permanente apoio da família, sua gratidão ao Grande Construtor dos Mundos, que é Deus, e faz questão de realçar o importante papel de todos os seus professores e orientadores, ao longo de sua vida e, em especial, nessa admissão ao Pós-Doutorado em Direito Público, as contribuições de seus professores, colegas universitários do curso de Direito, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e de amigos profissionais do Direito, entre eles, advogados, promotores públicos de justiça e magistrados, não apenas do estado de Goiás, mas de Minas Gerais e do Distrito Federal. Tenho enorme e verdadeira admiração por todos(as) vocês, o que justifica minha mais sincera gratidão, destaca.

Não menos importante, chama muito a atenção para a importância dos investimentos na Universidade Pública gratuita e de qualidade de sorte a cumprir seu papel social na construção de uma sociedade justa e igualitária, o que inclui, por óbvio, conclui, a urgente e necessária retomada de investimentos vultosos na Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Marcos Fernandes é Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Bacharel em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília (FAAB), bacharelando em Direito na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e, recentemente, iniciou bacharelado em Teologia Interconfessional. Tem acumulado experiência Internacional em países como: França (2010); Moçambique (2010); Equador (2013); Colômbia (2014); Portugal (2016); Espanha (2012; jul/2017 e set/2017); Argentina (2018); Paraguai (2018) e Suíça (2010) quando teve a honra de ser selecionado para participar de um curso no maior laboratório de física de partículas do planeta, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), localizado em Genebra, na fronteira franco-suíça.

No Instituto Federal Goiano é professor D-IV (Associado III) do quadro de pessoal permanente da área de Física Aplicada e docente credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica (PPGEnEB/IFGoiano). Na Universidade Federal de Catalão (UFCat) atua como docente credenciado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Organizacional (PPGGO/UFCat).

No Ministério da Educação (MEC/Inep) participou da equipe de especialistas e desenvolveu estudos analíticos junto ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018) com emissão de pareceres técnicos [de aprovação ou não] relacionados a todas as obras didáticas de Física e de Matemática, então, submetidas.

É membro de conselhos consultivos e(ou) editoriais de periódicos especializados (nacionais e internacionais) nas áreas em que atua. Coordenador e orientador de projeto de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação que culminou em pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) sob o número de registro: BR1020180688316, intitulado: “Telha de concreto com dispositivo fotovoltaico e usos”. É autor de livros, capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos especializados nas áreas de Ensino, Educação, Administração Pública, Políticas Públicas, Direito, Gestão Organizacional, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

É líder do Grupo de Pesquisa/CNPq intitulado Educação Científica, Avaliação e Materiais de Ensino (EduCAME). Interessa-se por temas de pesquisa nas áreas de: Física, Administração e Direito. Na abrangência dessas áreas e nos últimos anos, tem-se debruçado sobre temas como: Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); Ensino em [e para a] Ciência; Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Inovação e Controle na Administração Pública (que articula áreas como Administração, Tecnologia da Informação, Direito, entre outras); Transparência e Políticas Públicas; Sistemas e Revisões de Fluxos Administrativos; Integralização de Dados/Informações e Inovação; Direito, Tecnologia e Sociedade. Enfim, trata-se de um adepto ao pluralismo teórico-conceitual, da amplitude e diversidade metodológica na pesquisa e em estudos, sem perder de vista aspectos da interdisciplinaridade.

A Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC) – onde Marcos realizará altos estudos em Direito Público, no seu pós-doutoramento – é permanentemente empenhada na melhoria contínua da qualidade e eficiência do serviço público que presta à sociedade; e tem como um de seus objetivos centrais, treinar pessoas competentes, cultas, responsáveis ​​e solidárias.

Entre as missões institucionais dessa universidade espanhola, destacam-se: a preocupação com a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustentável; a promoção da solidariedade entre os povos e a cooperação; contribuição para solucionar problemas sociais, bem como a promoção das relações internacionais a partir da ilha atlântica.

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