O 3º Congresso Interinstitucional de Hepatites Virais do Estado de Goiás, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), debaterá a possibilidade da eliminação das hepatites virais. A abertura do evento será nesta quarta-feira, 9, às 9 horas, no Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia. Neste dia, serão realizados testes rápidos para hepatites e conscientização sobre a doença para os profissionais de saúde, pacientes, alunos e demais pessoas que estiverem passando pelo hospital.
O encontro segue até a quinta-feira, 10, no auditório da Faculdade de Enfermagem da UFG, com a realização de uma mesa redonda com o tema “Eliminação das hepatites virais: utopia ou realidade”, debatendo a Epidemiologia das Hepatites Virais no Mundo, no Brasil e em Goiás, com a professora Maria Regina Bringel Martins. O médico do Comitê Estadual de Hepatites Virais da SES-GO, Rodrigo Sebba, falará sobre as drogas usadas para o tratamento da Hepatite C.
A coordenadora Estadual das Hepatites Virais da SES-GO, Priscilla Silva Rosa de Almeida, abordará a Transmissão Vertical da Infecção pelo Vírus da Hepatite B. “Esse é um momento para que os profissionais de saúde possam se atualizar sobre a epidemiologia, clínica e tratamento das hepatites. O evento é aberto, inclusive, para alunos de cursos da saúde”, reforça.
As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/2AOmT2f , sendo necessário a doação de 2kg de alimentos não perecíveis no dia do congresso, que serão doados para ONGs.