segunda-feira, janeiro 13, 2025

Covid 19: Pires do Rio adotou protocolo e está viabilizando compra de medicamentos

Share

A Secretária Municipal de Saúde de Pires do Rio, karla Cotrim, disse hoje (07/07), que o protocolo de ações preventivas e curativas já foi elaborado e que providencias já estão sendo tomadas para aquisição dos medicamentos que foram recomendados.

Confira na íntegra a fala da secretária:

“Pires do Rio foi um dos primeiros municípios goianos a adotar medidas de prevenção ao Novo Coronavírus e aderir a todas as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde, desde a 1ª nota técnica em 15 de março de 2020.

Lembramos que não existe um tratamento único ou específico para o COVID 19 sendo uma incógnita em todo o mundo. O Ministério da Saúde emitiu vários protocolos para orientar os Estados e Municípios, afinal somos tripartite União Estado e Município. 

A equipe da saúde trabalhou de forma árdua e responsável na elaboração do Protocolo Municipal com medidas preventivas e curativas, sabendo disso a Secretaria Municipal está adotando todas as medidas legais necessárias para aquisição dos medicamentos recomendados no protocolo.

Ressaltamos que a dispensação será realizada na Farmácia Básica, exclusivamente com prescrição médica (receita), com instruções detalhadas sobre o tratamento prescrito para o paciente, no que se refere ao medicamento deverá conter quantidade determinada, via de administração e duração do tratamento.

Ressaltamos que estamos trabalhando incansavelmente para atender a população da melhor forma possível, sempre dentro da legalidade e transparência”.

Questionada pela equipe do Jornal Positivo, a Secretária Municipal de Saúde de Pires do Rio, Karla Cotrim, também avaliou o último Decreto Municipal, ela disse que:

“Foi criado um Comitê de Enfrentamento ao COVID 19, pessoas técnicas, comprometidas e preocupadas com a saúde piresina, que entendem que a melhor maneira de evitar um colapso da saúde é adotando o ISOLAMENTO SOCIAL. Assim, no dia 03/ 07 /2020 recebemos uma nota técnica solicitando a adesão ao Decreto Estadual.

Entendo que precisamos analisar dois quesitos básicos: economia e saúde, e trabalhando de acordo com o Decreto Municipal 7.453 de 04/07/2020 espero que possamos conseguir êxito e melhor controle frente a pandemia”.

Últimas

Notícias