Setor de turismo deve movimentar mais de 1 bilhão de reais no Estado de Goiás em 2020 segundo observatório do Turismo do Estado de Goiás/Goiás Turismo.
O setor de turismo deve movimentar mais de 1 bilhão de reais no Estado de Goiás em 2020, com crescimento médio em torno de 17%, comparado ao ano anterior. É o que aponta o Observatório do Turismo do Estado de Goiás/Goiás Turismo. A movimentação é gerada, em sua maioria, por visitantes que vêm para realizar negócios (50%) e em busca de lazer (42%), de acordo com o Relatório de Desempenho Operacional dos Aeroportos realizado pela Infraero.
Em
2019 o setor do turismo movimentou mais de R$ 886 milhões no Estado de Goiás,
de acordo com dados do Observatório. No período, as empresas do ramo
contribuíram com mais de R$ 150 milhões de arrecadação de ICMS. Já em Goiânia, as Atividades
Características do Turismo (ACTs) recolheram mais de R$ 86 milhões de ICMS aos
cofres públicos, com crescimento de 4,1 em relação ao ano anterior, segundo
dados da Sefaz.
De acordo com a coordenadora do Observatório do Turismo do Estado de Goiás/Goiás
Turismo, Giovanna Adriana Tavares Gomes, em 2020 o setor deve avançar em
média 13% na capital goiana, acompanhando a média dos últimos cinco anos. O
segmento contava até 2017, com mais de 3,5 mil estabelecimentos formais e
empregava mais de 25 mil pessoas em Goiânia. No
ano de 2019 a cidade recebeu a visita de mais de 2 milhões de turista no total.
O setor é um dos motores da economia
brasileira e é estimulado por diversos fatores além do lazer e da cultura, como
grandes eventos; entre eles feiras, congressos, seminários, além de reuniões
empresariais que trazem para as metrópoles brasileiras um fluxo de executivos e
profissionais de diversas áreas em busca de conhecimento, network ou realização
de negócios. Essa movimentação alavanca negócios em diversas áreas afins e
promove a geração de empregos, formando um ciclo virtuoso.
De acordo com a turismóloga, Deborha Volpato, diretora executiva do Goiânia
Convention & Visitors Bureau, somente no ano de 2019 foram realizados
em Goiânia
– no Centro de Convenções e outros espaços – mais de 100 eventos, que foram
catalogados pela instituição. Estes eventos atraíram cerca de 228 mil
visitantes para a Capital; uma média de 2.684 turistas por mês visitando Goiânia.
“Foram eventos como o Carnaval dos Amigos, Bananada e o Vila Mix que atraem
turistas em âmbito nacional para nossa capital”, exemplifica ela.
Boas perspectivas, mais investimentoCom os resultados positivos de 2019, empresários do segmento estão
otimistas e pretendem investir ainda mais em 2020. Uma das empresas goianas que
confia no crescimento do setor e tem se preparado para aproveitar o movimento é
o Hotel GO INN Estação da Moda Goiânia.
Segundo a gestora hoteleira, executiva de contas do Hotel, Débora Cristina
Pires de Moraes, a empresa espera crescer esse ano uma média de 10%, frente
a 2019. Para atrair o público, o hotel está investindo na melhoria
infraestrutural, de olho no segmento luxo. “Planejamos adequar alguns
apartamentos para categoria luxo, trocando camas e o enxoval, acrescentando
secadores, entre outras melhorias”, adianta.
Somente em 2019, o hotel recebeu aproximadamente 60 mil hóspedes, desse total,
cerca de 20% é derivado do turismo de eventos e negócios. Ter uma gama de
empresas preparadas para receber o turista de eventos e direcionado para este
nicho, na opinião da gestora hoteleira tem feito a diferença em Goiânia.
Segundo ela, esse é um dos motivos da cidade ter se tornado um polo atrativo
para o público de eventos; além de sua localização estratégica. “Os hotéis de Goiânia, no
geral, são muito capacitados para atender este público de eventos. Por termos o
segmento corporativo muito latente na cidade, estamos sempre preparados com as
melhores estratégias para oferecer um excelente serviço”, afirma.
Dados da Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil,
realizada pela Subsecretaria de Inovação e Gestão de Conhecimento do Ministério
do Turismo – referente ao terceiro
trimestre de 2019 – apontaram que 43,6% dos empresários brasileiros
projetam crescimento na demanda pelos serviços ofertados, 25,7% esperam abrir
novas vagas de trabalho e 46,4% preveem aumento no faturamento da empresa. O
estudo do Ministério do Turismo também apontou que na comparação ao mesmo
período de 2018, 34% dos entrevistados confirmaram que obtiveram aumento no
faturamento da empresa e 35,8% apontaram aumento na demanda de serviços
ofertados.
Goiânia
competitiva Para a turismóloga, Deborha Volpato, Goiânia hoje
conta com vários pontos que a colocam à frente de outras capitais do país para
realização de eventos, dentre eles a localização central privilegiada e
equidistante de todos os outros estados brasileiros; além de ser economicamente
competitiva, com excelente custo-benefício em relação a outras capitais.
Ela diz perceber a consolidação do crescimento sustentável do segmento que
conta atualmente com mais de 18.000 mil leitos para hospedagem em diversas
categorias somente em Goiânia.
Entre as vantagens competitivas, ela destaca o serviço aeroportuário com
conexões com os principais centros de negócios do país; a diversidade cultural
e gastronômica, com diversos restaurantes, bares e cafés tradicionais; o
entretenimento, que chama a atenção no Brasil por
ser o maior berço de formação da música sertaneja; roteiros próximos integrados
com segmento de turismo de aventura, ecoturismo entre outros. “Também
temos outros fatores como a consolidação de Goiânia como
a capital da moda brasileira; a excelência médica; o agronegócio; e sua força
como polo comercial do Centro-Norte brasileiro e polo industrial”, ressalta da
diretora do Goiânia
Convention & Visitors Bureau.
Publicado por Equipe – Altair Tavares