Será realizado do dia 04 a 10 de novembro na cidade de Pires do Rio, em Goiás, a 1ª Mostra de Arte e Cultura, promovida pela Prefeitura em parceria com o Instituto Federal de Goiás e apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, um evento que celebra o 101º aniversário da cidade e promete se tornar tradição.

Durante uma semana, os habitantes de Pires do Rio e visitantes terão a oportunidade de vivenciar uma programação cultural diversificada e enriquecedora. O evento busca estimular a apreciação estética e oferecer acesso gratuito a uma série de atividades, incluindo palestras, workshops, oficinas e minicursos, além de apresentações de teatro, dança, música e shows com artistas locais e renomados.

A Mostra foi construída em três objetivos que visam estreitar os laços entre artistas e comunidades, promovendo não apenas a cultura, mas também o desenvolvimento social. O primeiro inclui a Diversidade Cultural e Interações Artísticas, com oficinas de artes plásticas para crianças, minicursos de dança, teatro, música e artes plásticas nas escolas locais, exposições e concursos literários. O segundo, Inovação e Gestão Cultural, traz debates sobre o fomento da cultura, acesso a editais e a preservação do patrimônio histórico. Já o terceiro, Difusão e Circulação Cultural, apresenta atrações como festivais folclóricos, exposições de arte, espetáculos, shows e uma feira literária.

O evento inicia com os tradicionais festejos folclóricos das Congadas e Congos no fim de semana de 04 e 05 de novembro, seguidos nos dias seguintes da semana por cerca de 17 oficinas e minicursos ministrados por professores de renome de Goiânia, Brasília e Minas Gerais, todos especialistas em suas áreas.

Entre as atrações artísticas, destacam-se os piresinos, Stevan e Santiago, a dupla Zé Ricardo e Thiago, a Banda Scalla, o Concerto Sinfônico de Bandas com a Polícia Militar de Goiás e Nilo Peçanha do Instituto Federal de Goiás, shows de música instrumental e chorinho, espetáculos de dança, peças de teatro e muito mais.

A programação diurna oferecerá oficinas gratuitas em artes plásticas, cerâmica, dança, teatro e diversos instrumentos musicais, proporcionando uma oportunidade única para o desenvolvimento de novos talentos e a promoção da cultura na região.

A Prefeitura e a Secretaria de Cultura de Pires do Rio buscam com esse evento enriquecer a formação e o desenvolvimento dos participantes, independentemente de serem artistas iniciantes, estudantes ou entusiastas da cultura. A diversidade de profissionais, mestres e doutores, bem como grupos artísticos, contribuirá para ampliar os horizontes da expressão criativa e cultural, promovendo um ambiente cultural enriquecedor e inclusivo.

A 1ª Mostra de Arte e Cultura e o 101º aniversário de Pires do Rio representam nesse ano de 2023 um marco importante que busca promovendo a cultura, o aprendizado e o desenvolvimento de talentos, tudo em um mesmo ambiente de festejos e de celebração ao aniversário da cidade com a inclusão social. Esperamos que essa semana cultural possa se tornar uma tradição a cada ano.

Mais informações no Instagram oficial do evento: @mostraculturapiresina


Comente, dê sua opinião sobre a notícia.