As forças de segurança estaduais e federais que atuam no âmbito do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), apreenderam mais de 145 toneladas de agrotóxicos contrabandeados. 

A maior parte da apreensão se deu no Estado de Goiás, com registro de mais de 80 toneladas, de acordo com o VIGIA. Em seguida, está o Mato Grosso do Sul, com mais de 25.570 quilos, e o Paraná, com 9.910 quilos. 

A soma dos produtos apreendidos gerou um prejuízo de mais de R$ 50 milhões ao crime organizado. Com dois anos de atuação, o VIGIA atua no combate às organizações criminosas e à repressão aos crimes transnacionais, incluindo o tráfico de drogas e de animais, cigarros e produtos contrabandeados em todas as regiões de fronteira e divisas do país. 

Até o momento, mais de 930 toneladas de drogas foram apreendidas, além de 117 milhões de maços de cigarros, embarcações, armas, veículos e outros produtos oriundos do contrabando, com um prejuízo estimado em mais de R$ 3 bilhões. O reforço da segurança nas fronteiras e divisas do país evitou também um prejuízo de mais de meio bilhão de reais aos cofres públicos.

O Programa está presente nos Estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Ceará, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), com foco na atuação integrada, coordenada, conjunta e sistêmica entre as instituições.

Fonte: Diário de Goiás

Comente, dê sua opinião sobre a notícia.